INFORMAÇÕES SOBRE

NOTÍCIAS

Hoje foi por um triz / Piloto de Helicóptero Ruy Flemming

Urubus em rota de colisão com nosso Helicóptero.

Hoje foi por um triz.

Com o espaço aéreo quase sem tráfego, optamos por chegar por Instrumentos em Congonhas, embora não tivesse uma nuvem no céu.

Bom pra manter a mão.

Ele estava de pilot flying e eu auxiliando.

Exatamente sobre a posição RENIT, ambos estávamos com a atenção voltada para dentro da cabine quando ele resolveu dar uma olhada pra fora.

Acho que foi Jota Cristo que fez ele, do nada, levantar a cabeça. Eu só levantei a minha quando senti uma brusca variação na trajetória do helicóptero para cima e para a direita.

Três urubus estavam orbitando muito próximos entre eles e um deles já estava a ponto de abreviar nossa carreira de aviador.

Nem toquei nos comandos pra não interferir na manobra evasiva. Desviei a cabeça para o lado. Achei que ia bater.

A imagem do urubu ocupou uma área preocupantemente grande do pára-brisa e passou perto.

Pra cada susto resta uma boa lição.

Nem vou perder o seu tempo falando que urubu existe em número tão grande pq a nossa civilização tem traços da Idade Média no que diz respeito ao descarte do nosso lixo. A ação do CENIPA que trata, há anos, do Perigo Aviário, tem poucos resultados efetivos. Acho até que aumentou o número dessas aves nos últimos anos.

O fato é que eles sempre estão por aí ameaçando nossos voos.

Talvez 90% dos nossos voos sejam visuais e temos um protocolo interno na cabine de forma que, sempre que um for olhar pra dentro avisa o outro pra olhar pra fora. Parece óbvio demais, mas fomos traídos pelo fato de que estávamos operando por instrumentos.

Claro que acabamos de incluir mais um item fundamental nos nossos protocolos de segurança: procedimento IFR em condições visuais vai ter sempre um dos pilotos checando o espaço exterior.

Não foi dessa vez que uma situação ruim em voo me fez mudar os planos que tenho para a minha aposentadoria.

Hoje foi por um triz.

Claro que agradeci a Deus por nos permitir nos defender dessa.

Quais são seus protocolos de segurança em seus voos? Divide com a gente.

Bons voos pra gente!

Boa sorte pra vc!

Abraços

Flemming
Coletivo prá cima. Cíclico á frente!

Piloto de Helicóptero Ruy Flemming, Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira.

Formou-se na Academia da Força Aérea Brasileira – AFA
Piloto do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA – 1º EIA, das Aeronaves T-25 e T-27 Tucano, formando centenas de Pilotos Militares na Academia
Piloto de Helicóptero Bell UH-1H do 2º/10º Gav – Busca e Salvamento – SAR –
Piloto da Esquadrilha da Fumaça entre os anos de 1992 e 1995 como #3 Ala Esquerda e #7 Isolado
Piloto de Helicótpero Agusta 109
Ex-Diretor da ABRAPHE – Associação de Brasileira de Pilotos de Helicópteros –

Autorizou transcrever seus artigos, causos, dicas e curiosidades aeronáutica de asa fixa ou rotativa. Para acompanhar o Aviador Ruy Flemming nas redes sociais, acesse o link a seguir RUY FLEMMING NO AR

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais notícias, causos, curiosidades e dicas de aviação, acompanhe o site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Anúncios

Veja mais Notícias

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.