Aviao-da-Gol-que-colidiu-com-veiculo-na-pista
Na noite da última terça-feira (11), um grave incidente ocorreu no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. Um Boeing 737 Max 8 da Gol, identificado pela matrícula PS-GPP, colidiu com um veículo de serviço durante o procedimento de decolagem. Felizmente, ninguém ficou ferido no acidente, conforme informado pela concessionária que administra o terminal.
A aeronave, que tinha Fortaleza como destino, recebeu autorização para decolar por volta das 22h00. No entanto, pouco antes de deixar o solo, os passageiros e a tripulação sentiram um forte impacto. Um veículo da concessionária RIOgaleão estava indevidamente na pista, resultando em uma colisão com o avião.
O impacto danificou a fuselagem inferior e o trem de pouso da aeronave. O Boeing foi encaminhado para uma área de manutenção da United Airlines, longe dos terminais de passageiros e das pistas de operação.
Passageiros a bordo descreveram o momento do choque como tenso e inesperado. Um dos passageiros que estava na aeronave, relatou: “Pela minha percepção, o avião estava próximo de decolar quando sentimos um solavanco e ouvimos um barulho forte. O piloto iniciou a frenagem rapidamente, gerando apreensão sobre o espaço suficiente para parar antes do fim da pista. Graças a Deus, estamos vivos para contar a história.”
O AeroJota teve acesso à comunicação entre o piloto e a torre de controle logo após o incidente. O comandante do voo 1674 relatou: “Gol 1674 abortou decolagem… tinha um carro no meio da pista.” Em seguida, reforçou: “Trombamos num carro no meio da pista.” A controladora, surpresa, perguntou se o impacto havia ocorrido no eixo da pista, e o piloto confirmou.
Apesar do susto, a operação do terminal não foi afetada. A Gol providenciou um voo extra para os passageiros que optaram por seguir para Fortaleza. Aqueles que decidiram permanecer no Rio de Janeiro receberam suporte para acomodação, transporte e alimentação.
As autoridades aeronáuticas iniciaram uma investigação para apurar as causas do acidente e entender como o veículo de serviço acessou a pista durante a decolagem. Novas informações serão divulgadas conforme o avanço das apurações.
Fique atento ao AeroJota para mais atualizações sobre o caso.
O que é o Airbus A321XLR e por que ele é tão inovador?
Pelotão de Polícia Montada: A Força Aérea Brasileira Também Defende a Terra
Lançado a Enciclopédia Virtual dos Veteranos da FAB 2024, em comemoração aos 10 anos da…
Shows aéreos gratuitos da Esquadrilha da Fumaça prometem encantar o público com manobras radicais no…
Voo AD4781 enfrenta condições climáticas adversas e aterrissa em segurança no Aeroporto Internacional de Parnaíba-PI
Com a abertura da temporada de demonstração aérea para o ano de 2025, a cidade…