Notícias

Incêndio a Bordo! Boeing 737 da Total Linhas Aéreas Faz Pouso Forçado em Guarulhos

Na madrugada deste sábado, 9 de novembro de 2024, um incidente grave mobilizou o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), localizado na cidade de Guarulhos, grande São Paulo. Um Boeing 737-400F da Total CARGO, que realizava um voo de carga entre Vitória–ES e São Paulo–SP, precisou realizar um pouso de emergência após a tripulação detectar um incêndio a bordo.

Incendio-no-Boeing-737-400F-da-Total-Cargo-em-GRU

De acordo com informações preliminares, a aeronave transportava cargas diversas quando os sensores de fogo no compartimento de carga foram acionados. Imediatamente, os dois tripulantes a bordo iniciaram o procedimento de emergência, solicitando prioridade para pouso no Aeroporto de Guarulhos. Felizmente, ambos os tripulantes saíram ilesos, graças à rápida atuação da equipe e dos serviços de emergência do aeroporto.

Incendio-no-Boeing-737-400F-da-Total-Cargo-em-GRU

O pouso forçado levou à interdição da pista principal de Guarulhos por várias horas, o que causou atrasos em diversos voos programados para a manhã de sábado. As equipes de resgate foram acionadas imediatamente e controlaram o incêndio, evitando que as chamas se alastrassem.

A aeronave envolvida no incidente é um Boeing 737-400F, fabricado em 1994, que estava em operação pela Total Linhas Aéreas desde julho de 2024. Segundo registros, a manutenção da aeronave estava em dia, com todos os certificados atualizados.

Incendio-no-Boeing-737-400F-da-Total-Cargo-em-GRU

As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Especialistas acreditam que o fogo pode ter sido causado por problemas elétricos ou, possivelmente, pela natureza da carga transportada. Por se tratar de um voo de carga, a investigação focará também em potenciais materiais inflamáveis a bordo. A Total Linhas Aéreas já informou que está colaborando com as autoridades da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Incidentes como esse reforçam a necessidade de rigorosos protocolos de segurança em voos de carga. Felizmente, neste caso, a tripulação seguiu à risca os procedimentos e garantiu um desfecho seguro. A rápida resposta das equipes de solo do Aeroporto de Guarulhos foi crucial para conter o fogo e evitar maiores danos à infraestrutura.

O Boeing 737-400F é um modelo amplamente utilizado para o transporte de cargas devido à sua capacidade de até 68 mil quilos. A aeronave envolvida no incidente havia sido integrada à frota da Total Linhas Aéreas há poucos meses, reforçando a necessidade de investigação detalhada para entender o que pode ter falhado.

Com o pouso de emergência e o incêndio sob investigação, é esperado que o CENIPA divulgue um relatório preliminar nas próximas semanas. Esse documento ajudará a esclarecer os fatores que contribuíram para o incidente e se há necessidade de revisões nos procedimentos de segurança para voos de carga.

Incendio-no-Boeing-737-400F-da-Total-Cargo-em-GRU

Embora o incidente tenha causado apreensão, a atuação rápida e precisa da tripulação e das equipes de solo evitou o pior. A Total Linhas Aéreas, conhecida por sua atuação no mercado de transporte de cargas, certamente fará uma revisão minuciosa de seus procedimentos para garantir que situações semelhantes não ocorram no futuro.

Nota da Total Cargo

Nota-da-Total-Cargo-sobre-Incencio-no-Boeig-737-400F-em-GRU

Prezado leitor, você pode anunciar suas peças, produtos e serviços aeronáutico no site AeroJota, o maior site de classificados aeronáutico do Brasil.

Você pode anunciar de maneira em Destaque para ter maior visibilidade ou em Ótimas Oportunidades, onde também alcançará um grande público, ou gratuitamente. Tudo fácil e interativo.

Você que é um entusiasta da aviação, decorador, arquiteto, colecionador com certeza encontrará alguma peça exclusiva ou muito interessante para expor em seu espaço. Temos instrumentos de avião variados, hélice em fibra de vidro, réplicas, bipá, tripá e quadripá, com spinner, capacetes para piloto de avião, chaveiros, trolley de alimentos, hélices em madeira e muito mais. Acesse o maior site de classificados aeronáutico do Brasil, AEROJOTA.

AeroJota

Recent Posts

Musal Suspende Visitação Após Danos Sofrido em Virtude das Fortes Chuvas

O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…

1 dia ago

A Necessidade Urgente de Uma Nova Aeronave de Combate na Força Aérea Brasileira

A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…

2 dias ago

Aviões Caça-Bombardeio AMX A-1M, do Esquadrão Centauro (3⁠º/10⁠º GAv) encerra operações após 27 anos de serviço.

Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.

3 dias ago

Ações Sociais da AVFAB em 2024: Um Ano de Contribuições e Vitórias

Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.

4 dias ago

Caça F-5FM Biplace FAB 4808 Faz Sobrevoo Sobre Parte da Cidade de São Paulo

Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…

5 dias ago

Memorial do Cel. Av. Camazano, Além de Piloto, um Grande Historiador da Força Aérea Brasileira

Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…

5 dias ago