Se tornar um Veterano. E um Dia o “SEU DIA” chega!!! – Por Augusto Trautmann – Veterano da Força Aérea Brasiliera – AeroJota Classificados
Tudo começou há 36 anos lá na Base Aérea de Canoas – BACO – sediada na cidade de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul, onde ingressei como Soldado em 01 FEV 1988 e permaneci por 2 anos até seguir para a cidade de Guaratinguetá-SP!….
Passei o meu tempo de formação na EEAR – Escola de Especialista da Aeronáutica, que é uma escola de formação de Sargentos da Força Aérea Brasileria, localizada na cidade de Guaratinguetá-SP, de JAN 1990 a NOV 1991 e me apresentei em Campo Grande-MS, em 19 FEV 1992, no Esquadrão Pelicano – 2o/1o Gav – Segundo do Décimo Grupo de Aviação, uma unidade aérea da FAB que fica na Base Aérea de Campo Grande – BACG – localizada na cidade com o mesmo nome, que tem como missão a manutenção do preparo técnico-profissional necessário e suficiente para realizar missões de Busca e Salvamento de aeronaves e embarcações sinistradas ou desaparecidas.
Estive na IAAFA – Inter American Air Force Academy, sediada na Base Aérea de San Antonio, em Lackland Texas – USA – de AGO 2020 a AGO 2022 como Instrutor no Curso Básico de Manutenção de Helicópteros do 318TRS da USAF e retornei ao mesmo Esquadrão Pelicano em SET de 2022, já com formato reduzido, devido a realocação da galera da manutenção – Turma da Graxa -, no Grupo de Logística – GLOG -.
Do final de 2022 até os dias de hoje, tenho me dedicado à restauração de alguns helicópteros UH-1H, conforme já havia combinado com o Cmte do 2º/10Gav antes de ir para o Exterior.
Não seria lógico seguir na vida operacional com o H-60 – Helicóptero Black Hawk que equipa atualmente o Esquadrão Pelicano, tendo em vista meus objetivos para o futuro, e o curto período de tempo em que permaneceria na Ativa… se fizesse isto, com certeza minha carreira só encerraria na “Expulsória” – Reserva Compulsória -, já com 63 anos!.
Este é um pequeno resumo de minha vida de caserna “vista de longe”, sem maiores detalhes do que foi vivido nestes 36 anos!….provavelmente daria um livro de 1000 páginas!!…..
Em resumo, minha missão na Força Aérea Brasileira – Resgatar e Salvar Vidas, oficialmente encerrou na sexta-feira do dia 01 MAR 2024, tendo contabilizado 7 anos de trabalho no SC-95B – Avião fabricado pela EMBRAER adaptado do C-95 Bandeirante, mas para uso de Busca e Salvamento e, 25 anos no lendário e icônico helicóptero Bell UH-1, – ambos como Mecânico de Voo/ Instrutor na IAAFA, por 2 anos, totalizando 30 anos de atividade no Esquadrão Pelicano.
O trajeto foi longo e nem sempre em linha reta, muitas coisas aconteceram em minha vida operacional, inclusive 2 acidentes, e tenho que agradecer por sempre ter tido o incentivo de minha família (suporte imprescindível, inclusive de meu falecido pai, que de mim sempre teve muito orgulho!), pelo apoio de muitos caras de fibra que estiveram ao meu lado na ferrenha luta da manutenção e também agradecer pela presença de Deus e do meu anjo da guarda em toda a minha carreira, o que me livrou do pior em momentos difíceis e me ajudou a tomar as decisões corretas noutros tantos!!…
Para finalizar, um agradecimento especial aos meus irmãos de luta da Aviação de Asas Rotativas de todos os Esquadrões da FAB – de ontem, de hoje, e de SEMPRE -, e à memória daqueles amigos que já partiram, gente que do nada reencontramos pelas “aerovias da vida”, velhos e novos combatentes que nos admiram e que nos dão sempre um motivo a mais para tomarmos uma cerveja juntos e relembrar épocas de outrora; aos meus colegas de Turma da 1/1988 da Base Aérea de Canoas – BACO; aos amigos da Base Aérea de Campo Grande BACG; aos amigos da IAAFA e do 318 Squadron, bem como do Texas Air Museum – Stinson Chapter, lá de San Antonio, TX e, finalmente, aos meus heróicos irmãos Pelicanos, que seguirão em sua incansável e incessante luta para Salvar Vidas!…
Tive a sorte de sempre colecionar amigos e saio da Ativa com o coração leve e sem mágoa alguma ou ressentimentos, mas peço humildes desculpas aos companheiros caso alguma coisa não tenha saído bem, afinal, sempre fui meio aloprado, muitos palavrões e mão pesada na instrução da gurizada….agradeço por terem me permitido ser ”eu mesmo” durante todo este tempo!! …
Este foi o último dia em que usei o macacão de voo verde – que na FAB chamamos de 8º Uniforme, farda oficial dos tripulantes de voo e que NUNCA tirei da pele!!
Isto é dolorido, mas superação é a prova de fogo do Pelicano!!….e a missão continua, pois tenho uma questão de honra a encerrar como legado à Base Aérea de Campo Grande, ao Esquadrão Pelicano e à preservação da história de um ícone da aviação de asas rotativas ao qual devo MUITO, o nosso lendário UH-1H !! …
“pescar, ir pra praia ou descansar como aposentado” NÃO estão na minha lista de prioridades, pelo menos por enquanto, portanto, a guerra continua pois o “pavio da minha vela” continua a queimar e gostaria de ainda fazer muitas coisas na área da Aviação….
Manete à frente, VETERANO!!…
Obrigado ao meu bom Deus por ter chegado até aqui com saúde e paz na alma!!!…
Postarei novas aventuras nesta nova fase, com um “uniforme” diferente, mas sendo sempre o mesmo maluco, afinal, voar e zoar sempre deram certo em toda a vida operacional do Sub Oficial, ”Diabo Véio”, vulgo ”Old Devil”
“Para que Outros Possam Viver….”!!….
Para seguir o Veterano da Força Aérea Brasileira, Sub Oficial Augusto Trautmann, nas redes sociais:
https://www.facebook.com/augusto.trautmann
O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…
A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…
Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.
Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.
Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…
Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…