INFORMAÇÕES SOBRE

NOTÍCIAS

KC-390 da FAB afunda trem de pouso ao chegar para buscar voluntários em Breves–PA

O KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira, matrícula FAB 2589, afundou o trem de pouso esquerdo no asfalto ao aterrissar no aeródromo de Breves–PA. O pouso ocorreu no dia 30 de junho de 2025, logo após o encerramento da Operação EXCELSIOR 2025. Esse avião tinha como missão buscar os voluntários da Fiocruz e do projeto Voluntários do Sertão, que retornariam às suas bases no Rio de Janeiro e em Ribeirão Preto, respectivamente.

KC-390-FAB-2589-que-afundou-trem-de-pouso-direito-em-Breves-PA_Foto-Rede-Sociais
KC-390-FAB-2589-que-afundou-trem-de-pouso-direito-em-Breves-PA_Foto-Rede-Sociais

A missão EXCELSIOR 2025 levou atendimentos médicos e sociais a comunidades ribeirinhas da Amazônia. Ao longo de três semanas, a Força Aérea Brasileira, junto com instituições civis, percorreu Santarém, Monte Alegre e Breves. A Fiocruz realizou exames preventivos, enquanto a ONG Voluntários do Sertão prestou suporte oftalmológico e jurídico. Assim que a operação foi encerrada, a FAB enviou o KC-390 para fazer o transporte final dos profissionais voluntários.

Durante a manobra de pouso, rodas do trem principal lado esquerdo afundou parcialmente no asfalto. Como mostram as imagens divulgadas nas redes sociais, a aeronave parou próximo à cabeceira da pista. O solo ao redor estava coberto de lama, o que pode ter comprometido a resistência do pavimento. Felizmente, não houve feridos nem danos aparentes à estrutura do avião, apesar das imagens mostrar um rasgo em um dos pneus. Ainda assim, o episódio gerou alerta imediato sobre as condições da pista.

KC 390 FAB 2589 que afundou trem de pouso direito em Breves-PA_Foto Rede Sociais
KC 390 FAB 2589 que afundou trem de pouso direito em Breves-PA_Foto Rede Sociais

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) confirmou que o aeródromo possui pista asfaltada de 1.600 metros por 30 metros de largura. Após o incidente, a autoridade aérea emitiu um NOTAM determinando a interdição da pista 07/25. O bloqueio começou às 15h27 de 30 de junho e seguirá até 20h59 de 7 de julho, que deve ser o prazo para remover o KC 390 e consertaro pavimento danificado. Até o momento, a Força Aérea Brasileira não divulgou nota oficial com mais detalhes sobre o ocorrido.

O KC-390 da FAB afundou o trem de pouso no asfalto após pouso em Breves–PA, pouco antes de iniciar o transporte dos voluntários da missão humanitária. Além disso, o incidente reacende a preocupação com a infraestrutura precária de muitos aeródromos da região amazônica. Por isso, a situação exige atenção das autoridades aeronáuticas. Mesmo assim, operações estratégicas continuam enfrentando riscos quando não há estrutura adequada para aeronaves de grande porte.

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais notícias, causos, curiosidades e dicas de aviação, acompanhe o site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Anúncios

Veja mais Notícias

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.