LATAM encomenda aviões da Embraer E195-E2 em contrato bilionário

Jota

23 de setembro de 2025

LATAM encomenda 24 aviões EMBRAER E-195 E2_Imagem Ilustrativa

A LATAM encomenda aviões da Embraer E195-E2 em um contrato avaliado em US$ 2,1 bilhões, envolvendo 24 aeronaves firmes e 50 opções de compra. As primeiras entregas começam no segundo semestre de 2026, inicialmente para a operação da LATAM Airlines Brasil, mas com possibilidade de expansão para outras afiliadas do grupo.

LATAM encomenda 24 aviões EMBRAER E-195 E2_Imagem Ilustrativa
LATAM encomenda 24 aviões EMBRAER E-195 E2_Imagem Ilustrativa

Com a chegada dos jatos regionais, a LATAM prevê incluir até 35 novos destinos aos 160 já existentes. Assim, a companhia aposta em rotas curtas e médias, tradicionalmente atendidas com baixa frequência por aeronaves maiores. Dessa forma, a estratégia atende ao crescimento do turismo doméstico e à necessidade de maior conectividade entre capitais e cidades médias.

O acordo representa a maior vitória da Embraer no mercado brasileiro em quase uma década. Desde 2018, quando a Azul encomendou jatos da mesma família, a fabricante não registrava contratos relevantes no país. Portanto, o novo pedido reforça a presença da Embraer no cenário global e coloca o E195-E2 em destaque diante do Airbus A220, seu principal concorrente no segmento de aeronaves de corredor único.

O E195-E2 é o maior modelo da nova geração de jatos comerciais da Embraer. Equipado com motores Pratt & Whitney GTF e sistemas fly-by-wire de última geração, o avião entrega até 30% de economia de combustível por assento em relação à versão anterior. Além disso, reduz ruído interno e externo, sendo compatível com combustíveis sustentáveis (SAF). Nesse sentido, o modelo surge como uma resposta imediata às pressões ambientais do setor aéreo.

Um dos diferenciais do E195-E2 é a configuração interna de 2-2, que elimina o desconforto do assento do meio. Além disso, a cabine foi redesenhada para oferecer maior espaço, iluminação eficiente e uma experiência de viagem superior em voos de até cinco horas. Consequentemente, a LATAM terá condições de proporcionar mais conforto em rotas regionais, criando diferenciação frente aos concorrentes.

Atualmente, a LATAM opera 362 aeronaves, sendo 286 Airbus, 56 Boeing e 20 cargueiros. Até agora, a companhia nunca havia utilizado aviões da Embraer, diferentemente da Azul, que apostou nos E-Jets desde sua fundação. Portanto, a inclusão dos E195-E2 diversifica a frota, reduz a dependência de fabricantes que enfrentam atrasos crônicos de entrega e abre espaço para maior flexibilidade operacional.

O anúncio da LATAM ocorre poucos dias após a Embraer confirmar um pedido de 50 E195-E2 da americana Avelo Airlines, avaliado em US$ 4,4 bilhões. Dessa maneira, a fabricante aproveita os atrasos nas entregas da Airbus e Boeing para conquistar clientes que precisam expandir capacidade com urgência. Ao mesmo tempo, a negociação fortalece a imagem da Embraer como alternativa confiável no mercado global.

LATAM encomenda aviões da Embraer E195-E2 e projeta futuro sustentável

O contrato bilionário da LATAM com a Embraer vai além da renovação de frota. Ele consolida a posição da companhia como líder na América do Sul, fortalece a indústria aeronáutica brasileira e sinaliza um caminho de expansão sustentável. Assim, a encomenda de aviões da Embraer E195-E2 projeta impacto direto na conectividade regional e prepara a LATAM para os próximos desafios da aviação global.

LATAM encomenda 24 aviões EMBRAER E-195 E2_Foto Embraer
LATAM encomenda 24 aviões EMBRAER E-195 E2_Foto Embraer

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