Notícias

LATAM orienta passageiros afetados após suspensão das Operações Aéreas da Voepass pela ANAC

A partir desta terça-feira, 11 de março de 2025, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determinou, em caráter cautelar, a suspensão das operações da Voepass, companhia aérea formada pela Passaredo Transportes Aéreos e MAP Linhas Aéreas. Diante dessa decisão, a LATAM emitiu um comunicado para orientar os passageiros afetados por essa paralisação que pegou o mercado e os próprios usuários de surpresa.

Aviao-ATR-da-VOEPASS

E comunicado ao mercado, a LATAM informou que os clientes com bilhetes emitidos em codeshare – acordo comercial, entre companhias aéreas que permite a venda de passagens em voos operados por outra empresa. O termo significa “compartilhamento de código” -, com a Voepass cujos voos foram cancelados, poderão alterar suas reservas diretamente na seção “Minhas Viagens” do site latam.com. As opções oferecidas incluem:

  • Alteração de voo: remarcação sem cobrança de multa ou diferença tarifária, sujeita à disponibilidade na mesma cabine e dentro da validade da passagem aérea. Passageiros podem ser realocados em voos operados pela própria LATAM ou, quando necessário, em voos de outras companhias aéreas.
  • Reembolso integral: possibilidade de cancelamento da passagem sem a aplicação de multas.

A ANAC também orienta que os passageiros impactados entrem em contato com a Voepass ou com a agência de viagem responsável pela compra do bilhete para solicitar reembolso ou reacomodação em outros voos.

A situação da VOEPASS, se agravou depois do acidente aéreo do dia 09 de agosto de 2024, na cidade de Vinhedo–SP, quando um ATR-72-500 com 62 pessoas a bordo (58 passageiros e 4 tripulantes), realizando o voo 2283, vindo da cidade de Cascavel–PR para o Aeroporto de Guarulhos–SP, foi quando a agência intensificou a fiscalização sobre a companhia por meio de uma operação assistida. Durante esse período, servidores da ANAC acompanharam de perto as atividades operacionais e de manutenção da Voepass para avaliar as condições de segurança. Com a identificação de falhas persistentes, a agência decidiu suspender as operações da companhia, de maneira cautelar.

Caso a cia aérea Voepass consiga corrigir as falhas apontadas, a empresa poderá voltar a voar, se ainda tiver aviões para isso, já que as empresas donas das aeronaves estão tentando judicialmente recuperar esses aviões, por falta ou atraso nos pagamentos.

Atualmente, a Voepass conta com uma frota de seis aeronaves e opera voos comerciais para 15 localidades, além de realizar fretamentos para outras duas cidades. Ainda não há previsão de retomada das operações.

AeroJota

Recent Posts

Cobras Fumantes: três soldados brasileiros em Montese são lembrados como heróis

Na Segunda Guerra Mundial, três soldados brasileiros em Montese enfrentaram tropas alemãs com bravura e…

9 horas ago

Aeroporto Metropolitano do Guarujá, está com a pista pronta.

Pista do Aeroporto Metropolitano do Guarujá é finalizada e obras do terminal já começaram, aproximando…

1 dia ago

Slots da Voepass em Congonhas podem ser redistribuídos

Aeronáutica sugere que os slots da Voepass em Congonhas, atualmente inativos, sejam redistribuídos entre GOL,…

2 dias ago

Nevoeiro em São Paulo afeta voos no Aeroporto de Congonhas

Nevoeiro em São Paulo atinge apenas a Zona Sul e causa redirecionamentos e cancelamentos de…

2 dias ago

27 ABR 2025 – Confraternização dos Veteranos da Aviação Agrícola do Brasil – Novo Hamburgo-RS

Confraternização dos Veteranos da Aviação Agrícola acontece no dia 27 de abril de 2025, no…

2 dias ago