Laudo do CENIPA detalha histórico médico e falhas do piloto no acidente de 11 de março de 2023
Relatório final do CENIPA expõe causas do acidente com o monomotor PT-FLK em Belo Horizonte
O laudo do CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – revelou falhas médicas e operacionais no acidente ocorrido em 11 de março de 2023, quando um avião monomotor, prefixo PT-FLK – Papa Tango – Fox, Lima, Kilo -, caiu no Bairro Jardim Montanhês, em Belo Horizonte. A aeronave atingiu duas residências e resultou na morte do piloto, um médico de 66 anos, além de ferimentos graves em sua filha, de 33 anos. Segundo o relatório, divulgado em maio deste ano, o piloto possuía um histórico de crises convulsivas e, em 2022, foi diagnosticado com epilepsia. Mesmo com tratamento, pessoas com essa condição não têm autorização para pilotar aeronaves, conforme as normas de aviação civil.

CENIPA aponta falhas no exame médico e uso de óculos
Conforme o laudo do CENIPA, o piloto não informou sua condição de saúde ao renovar o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), que ainda estava válido na época do acidente. Além disso, o documento destacou que o piloto deveria usar óculos ou lentes corretoras durante os voos. No entanto, não havia nenhum vestígio desses itens no local do acidente ou no exame de necropsia. A ausência dos materiais pode ter prejudicado a leitura de instrumentos e a avaliação visual durante a tentativa de pouso.
Fala arrastada e comprometimento cognitivo
As investigações do CENIPA também ouviram relatos de pessoas que voaram com o piloto e documentos indicaram que ele não tinha habilitação para atuar como piloto comercial ou instrutor. Desde 2018, após um mal-estar durante um voo, o médico só voava acompanhado de profissionais experientes, exceto quando levava a filha a bordo. O laudo analisou ainda áudios do piloto com a torre de controle do Aeroporto Carlos Prates e apontou fala arrastada e letargia. Esses sinais podem indicar comprometimento cognitivo, afetando a tomada de decisões durante o voo.
Pouso tardio agravou o acidente em Belo Horizonte
As imagens analisadas pelo CENIPA mostraram que o piloto tentou pousar a aeronave duas vezes, tocando o solo apenas 180 metros antes do fim da pista. Essa tentativa tardia e a fala arrastada em momentos críticos evidenciaram falhas cognitivas e problemas de atenção. Segundo o laudo do CENIPA, esses fatores foram determinantes para o trágico desfecho do acidente envolvendo o monomotor PT-FLK no Jardim Montanhês.

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