INFORMAÇÕES SOBRE

NOTÍCIAS

Laudo do CENIPA aponta falhas e restrições médicas em piloto de acidente com o monomotor PT-FLK em Belo Horizonte

O laudo do CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – revelou falhas médicas e operacionais no acidente ocorrido em 11 de março de 2023, quando um avião monomotor, prefixo PT-FLK – Papa Tango – Fox, Lima, Kilo -, caiu no Bairro Jardim Montanhês, em Belo Horizonte. A aeronave atingiu duas residências e resultou na morte do piloto, um médico de 66 anos, além de ferimentos graves em sua filha, de 33 anos. Segundo o relatório, divulgado em maio deste ano, o piloto possuía um histórico de crises convulsivas e, em 2022, foi diagnosticado com epilepsia. Mesmo com tratamento, pessoas com essa condição não têm autorização para pilotar aeronaves, conforme as normas de aviação civil.

Laudo-do-Acidente-com-o-Monomotor-PT-FLK-em-Belo-Horizonte
Laudo-do-Acidente-com-o-Monomotor-PT-FLK-em-Belo-Horizonte

Conforme o laudo do CENIPA, o piloto não informou sua condição de saúde ao renovar o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), que ainda estava válido na época do acidente. Além disso, o documento destacou que o piloto deveria usar óculos ou lentes corretoras durante os voos. No entanto, não havia nenhum vestígio desses itens no local do acidente ou no exame de necropsia. A ausência dos materiais pode ter prejudicado a leitura de instrumentos e a avaliação visual durante a tentativa de pouso.

As investigações do CENIPA também ouviram relatos de pessoas que voaram com o piloto e documentos indicaram que ele não tinha habilitação para atuar como piloto comercial ou instrutor. Desde 2018, após um mal-estar durante um voo, o médico só voava acompanhado de profissionais experientes, exceto quando levava a filha a bordo. O laudo analisou ainda áudios do piloto com a torre de controle do Aeroporto Carlos Prates e apontou fala arrastada e letargia. Esses sinais podem indicar comprometimento cognitivo, afetando a tomada de decisões durante o voo.

As imagens analisadas pelo CENIPA mostraram que o piloto tentou pousar a aeronave duas vezes, tocando o solo apenas 180 metros antes do fim da pista. Essa tentativa tardia e a fala arrastada em momentos críticos evidenciaram falhas cognitivas e problemas de atenção. Segundo o laudo do CENIPA, esses fatores foram determinantes para o trágico desfecho do acidente envolvendo o monomotor PT-FLK no Jardim Montanhês.

Laudo-do-Acidente-com-o-Monomotor-PT-FLK-em-Belo-Horizonte
Laudo-do-Acidente-com-o-Monomotor-PT-FLK-em-Belo-Horizonte

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Então, confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA, onde você encontra souvenirs, colecionáveis e itens decorativos exclusivos. Além disso, acesse agora www.aerojota.com.br e descubra raridades que, sem dúvida, fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais notícias, causos, curiosidades e dicas de aviação, acompanhe o site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Anúncios

Veja mais Notícias

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.