Beta Technologies terá representação exclusiva da Líder Aviação no Brasil
Aviação elétrica avança com parceria entre Líder e Beta Technologies no Brasil
A Líder Aviação será representante da Beta Technologies no Brasil após firmar parceria estratégica com a fabricante norte‑americana de aeronaves elétricas. Com isso, a empresa passa a deter exclusividade de vendas e centro autorizado de serviços para os modelos ALIA 250 e CX300 no mercado nacional. O contrato inclui a compra de três aeronaves e opção para outras 50, totalizando até US$ 240 milhões em potencial investimento.
Aviação elétrica avança com parceria entre Líder e Beta Technologies no Brasil
A CEO Júnia Hermont afirmou que a decisão foi tomada após anos de análise de projetos de aeronaves elétricas. Segundo ela, a Beta se destacou pela robustez da tecnologia, pela maturidade no desenvolvimento e pelo alinhamento com a visão de futuro da companhia. “É um marco para a aviação no Brasil”, declarou.
O CX300 é um avião elétrico de decolagem e pouso convencionais (eCTOL), voltado para rotas regionais, enquanto o ALIA 250 é um eVTOL destinado a operações urbanas e regionais. Ambos estão em fase final de certificação pela FAA. Além disso, a ANAC acompanha de perto o processo para homologação no Brasil, garantindo que as aeronaves atendam aos requisitos regulatórios nacionais.
Características e diferenciais dos modelos
O ALIA 250 adota quatro rotores verticais independentes e uma hélice horizontal traseira. Dessa forma, evita o sistema tilt‑rotor, considerado mais complexo e menos eficiente. A aeronave é 100% elétrica, o que assegura emissão zero de carbono. Além disso, conta com sistema de recarga rápido e portátil compatível com a infraestrutura elétrica já existente nos aeroportos brasileiros. O cockpit com dois assentos também facilita treinamentos e operações iniciais.
Já o CX300 foi desenvolvido para transporte de passageiros e cargas em curtas e médias distâncias. Por isso, oferece custo operacional até 50% inferior ao de helicópteros convencionais. Enquanto proporciona economia, também reduz significativamente o impacto ambiental.
Aplicações previstas para o mercado brasileiro
Os estudos de operação contemplam múltiplas aplicações, incluindo voos shuttle entre aeroportos, conexões urbanas e regionais, transporte aeromédico, entregas de cargas e voos corporativos sob demanda. Assim, o diretor de vendas Anderson Markiewicz destacou que o eVTOL será complementar à frota atual de helicópteros e aviões da empresa. Com isso, abre novas rotas com menor custo e impacto ambiental.
A parceria também prevê treinamento inicial de pilotos e equipes técnicas no exterior. Posteriormente, haverá transferência gradual da capacitação para o Brasil, fortalecendo o mercado nacional de manutenção e operação de aeronaves elétricas.
Compromisso com inovação e futuro
A entrada no segmento de aeronaves elétricas reforça o compromisso da Líder Aviação com inovação e sustentabilidade. “A aviação elétrica veio para ficar. Esse movimento vai transformar o acesso à mobilidade aérea e tornar o setor mais eficiente, seguro e ambientalmente responsável”, concluiu Hermont.
A apresentação oficial dos modelos está prevista para a Labace 2025, entre 5 e 7 de agosto, no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo.
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