Agora em 2016 (21 de Dezembro), esse “garoto” trabalhador comemorá 28 anos. Passou por Viracopos em Campinas e Guarulhos em SP, com destino a Santiago do Chile, fazendo o maior sucesso por aqui.
Legião de fãs, curiosos, admiradores e especialistas em aviação não cansavam de admira-lo e de se espantar com as suas enormes dimensões.
– Pesando nada menos que 175 toneladas (sem combustível ou carga).
– Com 28 dos maiores pneus já utilizados em um avião, (14 pneus em cada lado da aeronave) em seu trem de pouso principal.
– Com bequilha dupla com mais 4 pneus, totalizando 32 rodas.
– 6 potentes e silenciosos motores (para quem gosta e grava dados técnicos) ZMKB Progress Lotarev D-18T com 229,50 Kn de propulsão cada um.
– Com peso máximo de decolagem 640 toneladas.
– 13 Tanques de combustível espalhados pela sua fuselagem.
– Gigantescos 85 metros de comprimento.
– Capacidade de 215 toneladas de JET A-1 (Combustível para avião).
– Peso máximo da carga a ser transportada 250 toneladas.
– 18 metros de altura externa.
– Velocidade máxima em voo 850 Km/h (458 Knots).
– Autonomia máxima sem carga de 15.400 Km.
– 88,40 metros da ponta de asa esquerda até a ponta da asa direita.
– Autonômia com peso de carga máxima (reduz drasticamente dos 15.400 km), para 4.000 Km de distância.
– 02 Deck, sendo que o superior (como no Airbus A-380), fica a cabine de comando, composta de 6 pessoas.
– Seu compartimento de carga possui as dimensões uteis de 43,32 metros de comprimento x 6,40 metros de altura interna x 4,40 metros de largura.
– 08 pessoas são responsáveis por manutenção, abastecimento, “arrumação” e movimentação da carga dentro do gigante, com o auxilo de 3 guindastes com capacidade de 5 toneladas cada.
– No Deck Superior, existe 14 leitos para descanso da tripulação dentre outras áreas para convivência da tripulação.
Nosso amigo peso pesado, nasceu na Ucrania para transportar o ônibus espacial Russo (BURAN), e recebeu o nome de batismo AN225 Mriya, que em Ucraniano quer dizer “Sonho”. E o AN é de Antonov seu idealizador e construtor.
Ele é o primo maior de outro grande cargueiro Ucraniano, o ANTONOV AN124 (Ruslan) de 4 motores.
Demorou 4 longos anos para ser construido (de 1984 até 1988), e fez seu voo inaugural em 21 de Dezembro de 1988.
Depois de trabalhar duro, ficou 7 anos praticamente abandonado (de 1994 a 2001), quando foi restaurado para voltar a ativa e ser o único e maior avião do mundo para transporte de grandes cargas e volumes, já pertencendo a uma empresa particular de transporte de cargas.
Ele quase chegou a ter um irmão gemeo, previsto para ser entregue inicialmente no ano de 2008, mas por diversos motivos teve a sua construção abandonada. Recentemente uma empresa Chinesa comprou o projeto e o que restou dessa segunda aeronave para terminar a sua construção e montagem. Não tem prazo ainda para ve-lo voar.
O AN225 Mriya, já quebrou 240 recordes na sua trajetória de avião cargueiro, seja no seu projeto, seja na sua construção, seja nas suas dimensões e cargas transportadas. Até os seus calços de roda são gigantescos.
A maior carga do mundo já transportada por um avião foi ele que realizou (190 toneladas), no trajeto Frankfurt (Alemanha) x Yerevan (Armênia) e agora ele transporta a maior segunda carga (175 toneladas), no trajeto São Paulo (Brasil) x Santiago (Chile), sendo essa a maior carga já transportada por via áerea no Brasil.
O AN225 já esteve no Brasil em 2010, pousando no Aeroporto de Guarulhos-SP, trazendo uma uma carga para a Petrobras e pelo volume de fãs que ele atraiu nesses dois dias de Brasil, parece que ele havia deixado saudades.
Nosso simpático amigo, costuma sair da Ucrania para trabalhar pesado poucas vezes por ano (4 a 5 normalmente), e dessa vez seu trajeto para o Brasil, quase foi prejudicado por um princípio de incêndio em um dos seus motores quando estava sendo acionado no aeroporto de Leipzig na Alemanha. Susto superado e algumas escalas depois (Islândia, Canadá e Houston), com tempo feio, chuvoso, muitas nuvens e frio ele finalmente pousou em Viracopos em Campinas as 11h05 dessa segunda feira 14 NOV 2016, para embarcar parte da carga que levaria ao Chile.
Na mesma noite, as 22h30 decolou de Viracopos para Guarulhos-SP para pegar o restante da carga de 175 toneladas, com mais um grande público presente (inclusive com muitas pessoas vindas de outros estados que estavam no Aeroporto especialmente para ver a sua chegada e decolagem).
Previsão de partida: 08h05 da manhã de terça-feira dia 14 NOV 2016, só que dessa vez houve um pequeno problema para embarque da carga e para delírio dos seus admiradores, ele pode ser fotografado, admirado e filmado durante todo o dia até as 22h40 quando finalmente com sua pesada carga a bordo seguiu viagem para o seu destino.
Ele embarca sua carga pela parte dianteira da Aeronave, levantando parte considerável do “nariz”, diferentemente da grande maioria das aeronaves cargueiras que o fazem pela parte traseira e para auxiliar esse embarque, o AN225 tem um sistema de rebaixamento das duas bequilhas (ajoelhamento), que facilita o trabalho de embarque.
Uma particularidade muito comentada durante sua passagem pelo Brasil, foi a “descoberta” que sua cabine de voo é totalmente analógica (muito comum nos aviões russos), e desdoando das cabines modernas dos grandes jatos da atualidade.
As informações passadas, foram retiradas da Internet e as fotos são de divulgação ANTONOV ou recebidas por aplicativos, motivo pelo qual não conseguimos fornecer os créditos.
Existe divergências entre algumas informações passadas. Desculpe se algum erro foi cometido.
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