Novidade no Museu Aeroespacial Paulista: MIGs e Constellation chegam nos próximos dias para compor o acervo

Jota

24 de agosto de 2025

Aviões MIG e Constellation que virão para o Museu Aeroespacial Paulista MAPA

Aviões MIGs e Constellation no Museu Aeroespacial Paulista reforçam projeto que será inaugurado em 2027

O Museu Aeroespacial Paulista (MAPA), previsto para inaugurar em 2027 na Avenida Brás Leme, ao lado do Campo de Marte e instalações da FAB, conhecida como PAMA-SP, prepara-se para receber reforços de peso em seu acervo. Segundo informações recebidas, nos próximos dias teremos a chegada de MIGs e Constellation no Museu Aeroespacial Paulista, ampliando a diversidade histórica do futuro espaço. A notícia movimenta a comunidade aeronáutica e reforça o compromisso do MAPA em se tornar referência mundial na preservação da memória da aviação.

Avião Constellation que virá para o Museu Aeroespacial Paulista
Avião Constellation que virá para o Museu Aeroespacial Paulista

Fontes ligadas ao projeto indicam que os caças MiG-15 e MiG-17, atualmente preservados pelo Museu Asas de um Sonho (MAS), devem ser transferidos em comodato para o MAPA. Esses modelos marcaram a Guerra da Coreia e o início da Guerra Fria, trazendo ao público brasileiro a chance de conhecer aeronaves que representaram o poder aéreo do bloco soviético.

Já o Lockheed Constellation é lembrado como símbolo da era dourada da aviação comercial. Utilizado por companhias como a Panair do Brasil e a Varig, foi responsável por rotas intercontinentais que ligaram o país à América do Norte e à Europa. Sua presença no MAPA reforça a importância de preservar não apenas a aviação militar, mas também os marcos da aviação civil.

Avião MIG que virá para o Museu Aeroespacial Paulista
Avião MIG que virá para o Museu Aeroespacial Paulista

Enquanto aguardam a chegada das novas estrelas, os visitantes tiveram a oportunidade de ver, durante a LABACE 2025, quatro aeronaves que já fazem parte do acervo:

  • Messerschmitt Bf 109, caça alemão da Segunda Guerra Mundial.
  • Supermarine Spitfire, ícone britânico que atuou na Batalha da Inglaterra.
  • Vought F4U Corsair, símbolo da aviação embarcada no Pacífico.
  • P-47 Thunderbolt A-6, operado pela Força Aérea Brasileira na Itália pelo 1º Grupo de Aviação de Caça “Senta a Púa”.

As três primeiras aeronaves vieram do Museu Asas de um Sonho (MAS), localizado na cidade de São Carlos–SP, em regime de comodato, representando capítulos distintos do maior conflito da história. Já o P-47 A-6 pertence à FAB, veio da Base Aérea de Brasília e deve retornar em breve. A exibição conjunta reforçou o impacto do projeto e mostrou parte do que o público poderá ver no futuro museu.

Instalado no Campo de Marte, em São Paulo, o MAPA terá uma área de 80 mil m² e um acervo aproximado de 40 aeronaves. Metade delas virá do MAS, enquanto o Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro, emprestará cerca de 40 aeronaves em comodato. O conjunto permitirá ao Brasil contar com uma das coleções mais diversificadas do mundo, reunindo modelos de diferentes períodos da aviação militar e comercial.

Enquanto o MAPA não conclui suas instalações definitivas, que incluirão também hangares de exposição, as aeronaves já transferidas — e outras que virão em breve — permanecerão sob a guarda do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP). O PAMA será vizinho direto do MAPA, o que garante a segurança e preservação das peças até a abertura oficial.

A previsão é que o museu ofereça não apenas exposições fixas, mas também mostras temporárias e interativas. Assim, o MAPA deve atrair visitantes de todas as idades e consolidar São Paulo como destino cultural e histórico da aviação.

Com a chegada dos MiGs e do Constellation, o acervo do MAPA se tornará ainda mais abrangente. Enquanto os caças representam a força aérea do bloco oriental durante a Guerra Fria, o Constellation simboliza a aviação comercial em sua fase mais romântica. Juntos, eles fortalecem a missão do museu de preservar diferentes narrativas da aviação global.

Com inauguração prevista para 2027, o MAPA já se projeta como futuro ponto de referência internacional. A soma de raridades militares, ícones comerciais e a parceria entre, MAS, FAB e MUSAL garantem ao Brasil um espaço único de preservação e celebração da história aeronáutica.

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