VII COMAR realiza missões precursoras da Excelsior e da Operação Ágata 2026

Jota

9 de março de 2026

VII-COMAR-realiza-missoes-precursoras-da-Excelsior-e-da-Operacao-Agata-2026_Imagem-Ilustrativa

Nos meses de fevereiro e março, o VII COMAR realizou, em Manaus (AM), missões precursoras voltadas à preparação de duas importantes operações da Força Aérea Brasileira: a Operação Ágata 2026 e a Excelsior 2026. O objetivo foi alinhar aspectos importantes e definir diretrizes das ações que serão executadas ao longo do ano.

A primeira missão alinhou aspectos da Operação Ágata 2026. Além disso, definiu diretrizes das ações que ocorrerão ao longo do ano nas fronteiras terrestres e nas águas jurisdicionais brasileiras. Na ocasião, representantes do poder público e das Forças Armadas participaram da atividade.

VII-COMAR-realiza-missoes-precursoras-da-Excelsior-e-da-Operacao-Agata-2026_Imagem-Ilustrativa
VII-COMAR-realiza-missoes-precursoras-da-Excelsior-e-da-Operacao-Agata-2026_Imagem-Ilustrativa

Segundo o Comandante do VII COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro, o foco central do planejamento para 2026 é aprimorar a interoperabilidade entre as Forças. Além disso, o planejamento prevê intensificar o uso de tecnologias de monitoramento, como satélites e drones de alta precisão.

“A integração é o nosso maior multiplicador de força. Somente com a inteligência compartilhada conseguimos antecipar movimentos do crime organizado e proteger nossa soberania”, ressaltou.

A Operação Ágata faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras (PEF). Por isso, seu objetivo é combater delitos, como tráfico de drogas e armas. Além disso, a operação reforça o bloqueio de rotas clandestinas, combate o garimpo ilegal e o contrabando e, por fim, amplia a fiscalização em postos de controle e no patrulhamento móvel.

Em 2026, a Operação será dividida em três etapas específicas. Primeiro, ocorrerá a Ágata Norte, sob coordenação do Comando Militar do Norte (CMN). Depois, ocorrerá a Ágata Amazônia, a cargo da FAB. Por fim, ocorrerá a Ágata Sul, sob responsabilidade do Comando do 5º Distrito Naval (COM5DN).

A segunda missão precursora realizada pelo VII COMAR teve como foco coletar informações estratégicas. Além disso, a atividade definiu a logística necessária para instalar a estrutura de atendimento do Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional, a Excelsior 2026, prevista para junho.

Em 2026, o Exercício visa proporcionar atendimento médico básico e especializado às comunidades urbanas e ribeirinhas de Parintins (AM), Itacoatiara (AM) e Oriximiná (PA). Ao mesmo tempo, a ação busca promover apoio humanitário e treinamento operacional das tropas da FAB.

Na sequência, a precursora definiu a logística necessária para instalar a estrutura de atendimento nas localidades que serão atendidas durante a Excelsior 2026.

Durante o Exercício, o Hospital de Campanha da Força Aérea, o HCAMP, ofertará o apoio humanitário. Para isso, a estrutura ficará sobre seis balsas da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, a COMARA. Além disso, a unidade flutuante contará com aproximadamente 200 militares e, ainda, terá expectativa de realizar mil atendimentos por dia.

Os atendimentos incluirão serviços de clínica geral, demais especialidades médicas e exames laboratoriais. Além da atuação da FAB, o Exercício contará com a participação da Organização Não Governamental Voluntários do Sertão. Assim, a entidade realizará atendimentos especializados em complemento aos serviços do HCAMP.

Texto/Fotos: Tenente Flávia / VII COMAR

VII-COMAR-realiza-missoes-precursoras-da-Excelsior-e-da-Operacao-Agata-2026_Imagem-Tenente-Flavia