Motor esquerdo MD-11 UPS Louisville é encontrado na pista e acidente deixa nove mortos

Jota

5 de novembro de 2025

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Novas informações sobre o acidente com o McDonnell Douglas MD-11F da UPS Airlines, ocorrido em 4 de novembro, em Louisville (EUA), indicam uma falha estrutural grave. Equipes de resgate encontraram o motor esquerdo caído na pista, o que reforça a hipótese de que ele se soltou durante a decolagem.

A aeronave partia do Aeroporto Internacional Muhammad Ali (SDF) e seguia para Honolulu, no Havaí, carregada com combustível suficiente para um voo de 8 horas. Além disso, imagens e vídeos divulgados por testemunhas mostram labaredas intensas na asa esquerda segundos após a decolagem. Essas evidências sugerem fogo no motor número 1, o que possivelmente antecedeu a falha estrutural.

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O governador do Kentucky, Andy Beshear, confirmou nove mortes, sendo três tripulantes e seis vítimas em solo. Além disso, onze pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave, e seguem sob cuidados médicos. De acordo com o governador, as equipes de emergência já combateram o fogo e resgataram moradores das áreas atingidas.

Após o acidente com o avião de carga da UPS, ocorrido na noite de terça-feira (4 de novembro de 2025), o Aeroporto Internacional de Louisville (SDF) foi inicialmente fechado por questões de segurança. O incêndio de grandes proporções e a presença de destroços na pista impediram qualquer operação nas horas seguintes.

No entanto, o aeroporto foi reaberto na manhã de quarta-feira (5) para operações limitadas, conforme informaram as autoridades locais e a National Transportation Safety Board (NTSB). A pista 11/29 voltou a receber voos de passageiros e de carga, mas atrasos e cancelamentos ainda são esperados durante a normalização das atividades.

Além disso, diversas pistas de táxi permanecem interditadas, pois as equipes de investigação da NTSB seguem trabalhando na coleta de evidências e na remoção de destroços do MD-11F da UPS. As autoridades reforçam que passageiros devem consultar suas companhias aéreas antes de seguir para o terminal, devido à possibilidade de ajustes de última hora nas rotas e horários.

Vídeos gravados por testemunhas mostram o momento exato em que a asa esquerda pega fogo. Em seguida, o motor parece se desprender da fuselagem, espalhando destroços pela pista.
Portanto, especialistas em aviação consideram que o desprendimento pode ter ocorrido ainda na fase inicial da decolagem, logo após a rotação.

Quando um motor se solta, linhas hidráulicas e de combustível se rompem, comprometendo flaps, slats e superfícies de controle. Assim, o avião perde parte da capacidade de sustentação e torna-se extremamente difícil de controlar, especialmente em configuração pesada, como a do MD-11.

Além disso, a ruptura do motor costuma provocar desequilíbrio aerodinâmico, exigindo correção imediata pelo piloto. Entretanto, em casos de separação completa, a reação humana não é suficiente para compensar a perda de sustentação e potência em segundos.

O cargueiro, matrícula N259UP, tinha 34 anos de operação e estava carregado com combustível para o trajeto até o Havaí. Por essa razão, o impacto e as explosões após a queda foram particularmente intensos. O fogo atingiu galpões e residências vizinhas, o que levou os bombeiros a isolar toda a área industrial próxima ao aeroporto.

Além disso, uma enorme coluna de fumaça negra foi visível a vários quilômetros após o impacto da aeronave. Entretanto, essa fumaça não interrompeu completamente o acesso das equipes de resgate e investigação, já que as operações de emergência e da National Transportation Safety Board (NTSB) foram iniciadas rapidamente.

A Federal Aviation Administration (FAA) e a National Transportation Safety Board (NTSB) abriram investigação conjunta para apurar o caso. As equipes recuperaram as caixas-pretas (CVR e FDR) e as enviaram a Washington (DC) para análise detalhada. Segundo a NTSB, a prioridade é avaliar se o motor realmente se desprendeu em voo e identificar as condições estruturais da asa esquerda e dos suportes de fixação.

Embora o desprendimento do motor ainda não tenha confirmação oficial, imagens, relatos e destroços localizados reforçam essa linha de investigação. Se a hipótese se confirmar, o acidente será um dos mais graves da história recente da aviação cargueira, comparável ao DC-10 da American Airlines em 1979, que também perdeu um motor durante a decolagem.

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