MOTIVA projeta alta temporada com mais de 950 mil passageiros em 13 aeroportos

Jota

20 de dezembro de 2025

Motiva-Aeroportos_Imagem-MOTIVA

O movimento nos aeroportos da Motiva no fim de ano deve ultrapassar 950 mil passageiros circulando pelos 13 aeroportos com voos comerciais sob sua gestão, entre 19 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026, o volume representa um crescimento de 8,8% na comparação com o mesmo período de 2024, segundo a concessionária.

Motiva-Aeroportos_Imagem-MOTIVA
Motiva-Aeroportos_Imagem-MOTIVA

De acordo com a MOTIVA, o pico de viagens devido ao Natal, Ano Novo e início do recesso escolar deve impulsionar a malha aérea. Por isso, a empresa projeta mais de 7 mil operações de pousos e decolagens nos aeroportos do grupo durante a janela analisada. Com esse cenário, o movimento nos aeroportos da Motiva no fim de ano também deve pressionar serviços de check-in, inspeção e embarque nos horários de pico.

Entre os terminais, o Aeroporto Internacional de Curitiba (CWB) deve receber o maior fluxo, com cerca de 260 mil viajantes. Em seguida, o Aeroporto de Goiânia (GYN) aparece com mais de 160 mil passageiros estimados.

Na lista de maior movimento, também entram:

  • Foz do Iguaçu (IGU): aproximadamente 125 mil
  • Navegantes (NVT): mais de 103 mil
  • São Luís (SLZ): mais de 88 mil

Segundo a MOTIVA, a alta temporada exige reforço operacional nos terminais. “Sempre temos um aumento no fluxo de passageiros no final de ano”, afirmou Marcius Moreno, Diretor de Operações em Aeroportos da MOTIVA. Além disso, ele destacou reforço nas equipes de segurança, limpeza e operações para atender o aumento de circulação.

Para absorver a demanda do verão, a MOTIVA informou que os aeroportos devem receber 664 voos extras entre dezembro e fevereiro de 2026, com distribuição para diferentes destinos do país.

No BH Airport, aponta maior procura por rotas para cidades litorâneas, como Salvador, Maceió, Rio de Janeiro, Vitória, João Pessoa, Porto Seguro, Fortaleza e Cruz (CE). Além disso, Porto Alegre (RS) e Parauapebas (PA) também registram aumento de fluxo no período.

Ainda segundo a MOVIDA, a malha doméstica destaca a rota sazonal para Navegantes, citada como porta de entrada para o litoral norte de Santa Catarina e destinos como Balneário Camboriú, Itajaí, Bombinhas, Penha e o Beto Carrero World.

Rotas adicionais em Curitiba, Navegantes, Londrina e Goiânia

No Aeroporto Internacional Afonso Pena (Curitiba), estão previstos:

  • 2 voos adicionais para Florianópolis (SC)
  • 7 voos para Maceió (AL)
  • 18 voos para Recife (PE)

Já o Aeroporto de Navegantes deve ampliar conexões com:

  • São Paulo: 38 novos voos
  • Belo Horizonte: 21 novos voos

Em Londrina, a Concessionária menciona 8 voos para Maceió (AL). Enquanto isso, Goiânia deve receber rotas extras para o Nordeste, com 9 voos para João Pessoa (PB) e 14 para Salvador (BA).

Além disso, a MOTIVA informou:

  • Palmas: 15 voos extras para São Paulo
  • Teresina: aumento de 56 conexões para a capital paulista

A MOTIVA orienta que o passageiro chegue com antecedência mínima de duas horas para voos nacionais e três horas para voos internacionais. Além disso, vale conferir com calma a documentação exigida, principalmente em viagens com menores de idade. Assim, você reduz filas e evita atrasos no embarque, sobretudo nos horários de pico.

Ainda segundo a empresa, as informações de voos, portões e horários podem mudar ao longo do dia. Por isso, o ideal é consultar os dados diretamente com a companhia aérea, antes de sair de casa e também ao chegar ao terminal. Dessa forma, a viagem tende a ocorrer como planejado, mesmo durante o período mais concorrido da temporada.

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!