Na dúvida, não hesite em arremeter!
O Boeing 737-200 USA se aproxima para o pouso na pista 11 do aeroporto de Ilhéus (BA). Desce a uma razão de 800 pés por minuto (240 metros por minuto)- a recomendada na carta Echo 1-, com flape 40 aplicado e velocidade ajustada em Vref mais 5 nós.
Os pneus tocam o asfalto precisamente na marca dos 1.000 pés (300 m). Os freios e os reversos são acionados. O birreator desacelera rapidamente e nem precisa executar o ‘backtrack’ a partir da cabeceira oposta.
Libera a pista pela ‘taxiway’ Bravo. Eis aí uma descrição de um pouso executado com toda segurança numa pista de apenas 1.575 metros de comprimento, como é o caso da 11/29 de Ilhéus.
Qual o segredo de uma manobra tão bem executada?
Na verdade, não existe segredo nem truque. Para pousar bem basta executar uma aproximação estabilizada. Ao estudar acidentes nos últimos 15 anos, a FSF (Flight Safety Foudation) concluiu que 63% deles acontecem durante a descida, na aproximação ou na fase final para pouso.
E os casos mais frequentes envolveram aproximações não estabilizadas.
Manter a velocidade estável e a aeronave totalmente configurada na final para o pouso faz parte do conceito de aproximação estabilizada, assim como mantê-la alinhada à cabeceira até 1.000 pés (300m) acima do campo em condições IMC (voo por instrumentos) ou 500 pés (150m) em condições VMC (voo visual).
Vale a pena lembrar que a operação em pistas curtas, além de exigir uma aproximação estabilizada, pede certos cuidados. Um deles é evitar toques por demais alongados, principalmente com o intuito de ‘alisar’ o pouso.
Lembro das palavras sábias de um instrutor: ‘você tem a vida inteira para fazer pousos lambidos se tiver pistas longas de sobra para tentá-los.
Na dúvida, não hesite em arremeter”.
Fique vivo, voe padrão comandante!
Leia o avião; pilote o Manual!
Boa viagem!
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.
Coluna do Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…
Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…
CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…
A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…
Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…
Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…