Navio Fortunagracht traz o caça F-39E Gripen FAB 4111 ao país, mas programação da Portonave foi alterada para “A CONFIRMAR”
Transporte do caça F-39E Gripen é acompanhado de perto por entusiastas e pela própria FAB
O site Aviação em Floripa revelou em primeira mão que o navio Fortunagracht trazendo caça Gripen F-39E FAB 4111 para o Brasil já navega em águas nacionais. A embarcação passou pela costa de Recife (PE) e segue para Navegantes (SC), onde o desembarque do caça ocorrerá em breve. Essa movimentação integra o cronograma de entregas da Força Aérea Brasileira (FAB) no programa Gripen, voltado à modernização da frota de defesa aérea do país.
Programação da Portonave muda e gera incerteza sobre a atracação
De acordo com a Portonave, o Fortunagracht atracaria no dia 14 de novembro, mas o cronograma mudou. O sistema agora exibe o status “A CONFIRMAR”, sem data definida. Essa alteração aumentou a atenção de observadores e reforçou a importância do acompanhamento diário das fontes portuárias.
A Portonave e a Praticagem de Itajaí atualizam as previsões e posições das embarcações com frequência. Por isso, acompanhar essas plataformas tornou-se essencial. A indefinição pode decorrer de ajustes logísticos, de variação de maré ou do intenso tráfego de navios. Assim, cada nova atualização ganhou relevância para quem acompanha a chegada do novo Gripen.
FAB 4111 será o décimo Gripen em operação na Força Aérea Brasileira
O Gripen F-39E FAB 4111 integra a oitava remessa de caças enviada da Suécia e passa a ser o décimo em operação pela Força Aérea Brasileira, visto que teve remessa com dois aviões. Após o desembarque, a aeronave seguirá para o Aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes, em uma operação que costuma ocorrer durante a madrugada.
Em seguida, o jato decolará para a Base Aérea de Anápolis (GO) entre 17 e 18 de novembro. Lá, a FAB incorporará o caça ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), unidade responsável por operar os Gripen E. Dessa forma, o Brasil amplia gradualmente a frota que substituirá os antigos F-5EM.
Programa Gripen avança e amplia a frota nacional
Com a chegada do FAB 4111, a Força Aérea passa a operar dez caças monopostos Gripen E. O primeiro exemplar, FAB 4100, chegou em 2020 e continua em Gavião Peixoto (SP). Ele atua no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, onde técnicos e pilotos testam sistemas e certificam novos equipamentos.
O contrato assinado em 2013 prevê 36 aeronaves Gripen, sendo 28 monopostos (F-39E) e 8 bi postos (F-39F). A Saab e a Embraer dividem a produção. Enquanto 13 unidades são fabricadas na Suécia, outras 15 são montadas no Brasil. Já os oito caças biposto terão fabricação integral em território sueco.
Ainda faltam dois caças monopostos para envio ao país. O primeiro Gripen produzido no Brasil, previsto para este mês, teve o roll-out – apresentação pública da aeronave pronta, antes do primeiro voo -, adiado para o início de 2026. Segundo fontes do setor, o evento ocorrerá assim que a montagem atingir as etapas finais de integração.
Caças bi postos entram na fase final de montagem na Suécia
Na Suécia, dois caças bi postos — FAB 4000 e FAB 4001 — avançam na montagem. As aeronaves devem realizar seus primeiros voos em 2026 antes de iniciarem a Campanha de Ensaios e Certificação. Após essa etapa, a Saab entregará os modelos à Força Aérea Brasileira, fortalecendo a parceria industrial entre os dois países.
Enquanto isso, o navio Fortunagracht trazendo caça Gripen F-39E FAB 4111 para o Brasil continua sendo acompanhado de perto pela comunidade aeronáutica. Cada atualização sobre a rota e a atracação reforça a importância dessa entrega, que consolida mais um avanço no programa de modernização da aviação de combate brasileira.
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