Conhecido como nariz de Pinóquio, o modelo R foi um divisor de água.
O fantástico Cessna 310R
O famoso “nariz de Pinóquio” teve seu lançamento na década de 1950, e o modelo R foi um dos divisores de águas dessa aeronave.
Foi no “R” que os grandes motores Continentais embarcaram no modelo. Note que as janelas, especialmente a traseira, também foi remodelada, ela ficou mais esticada, garantindo quase que uma “visão panorâmica” aos ocupantes, que agora já podem ser seis (incluindo um piloto).
Agora uma das características marcantes são os tanques localizados nas pontas das asas. Os chamados “tips tanks” (conhecidos assim na aviação em geral) aqui receberam o apelido de “Tuna Tank” (Tanques de Atum”) devido sua semelhança ao peixe, porém o nome oficial na verdade é “Stabila Tips”. Esses tanques foram projetados e colocados, estrategicamente por segurança no ponto mais distante da cabine, para que em caso de acidente, fossem cortados e lançandos longe dos ocupantes. Além da segurança, a Cessna prometia, com esses tanques, mais estabilidade lateral a aeronave.
No mundo em que o “King Air” é super conhecido, não estranhe se ouvir falar que 310 é o “Sky King”.
Ele ficou assim conhecido devido uma série dos anos 1950 na TV americana chamada “Sky King”, que inspirou muita gente a entrar na aviação. Na época o protagonista voava um T-50, e depois passou a voar um 310 novinho.
Foi uma mudança radical que alavancou o sucesso desse modelo, graças ao design com os tanques de atum, triciclo e com motores com pistões opostos. O 310 tem muita história.
* Cessna 310R modelo 1975 da paraense Heiss Táxi Aéreo.
Foto: Rodrigo Dantas/ Aviação Amazônia
Coluna do Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.