Categories: Notícias

O fantástico Cessna 310R / Piloto José Passarelli

Conhecido como nariz de Pinóquio, o modelo R foi um divisor de água.

O fantástico Cessna 310R

O famoso “nariz de Pinóquio” teve seu lançamento na década de 1950, e o modelo R foi um dos divisores de águas dessa aeronave. 


Foi no “R” que os grandes motores Continentais embarcaram no modelo. Note que as janelas, especialmente a traseira, também foi remodelada, ela ficou mais esticada, garantindo quase que uma “visão panorâmica” aos ocupantes, que agora já podem ser seis (incluindo um piloto).

Agora uma das características marcantes são os tanques localizados nas pontas das asas. Os chamados “tips tanks” (conhecidos assim na aviação em geral) aqui receberam o apelido de “Tuna Tank” (Tanques de Atum”) devido sua semelhança ao peixe, porém o nome oficial na verdade é “Stabila Tips”. Esses tanques foram projetados e colocados, estrategicamente por segurança no ponto mais distante da cabine, para que em caso de acidente, fossem cortados e lançandos longe dos ocupantes. Além da segurança, a Cessna prometia, com esses tanques, mais estabilidade lateral a aeronave.

No mundo em que o “King Air” é super conhecido, não estranhe se ouvir falar que 310 é o “Sky King”.

Ele ficou assim conhecido devido uma série dos anos 1950 na TV americana chamada “Sky King”, que inspirou muita gente a entrar na aviação. Na época o protagonista voava um T-50, e depois passou a voar um 310 novinho.

Foi uma mudança radical que alavancou o sucesso desse modelo, graças ao design com os tanques de atum, triciclo e com motores com pistões opostos. O 310 tem muita história.

* Cessna 310R modelo 1975 da paraense Heiss Táxi Aéreo.

Foto: Rodrigo Dantas/ Aviação Amazônia 

Coluna do Aviador José Passarelli

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Avião cai em aldeia indígena em Peruíbe (SP) e deixa um morto e um ferido

Acidente aéreo em Peruíbe: instrutor de voo morre e aluno fica ferido

5 horas ago

Aviadoras realizam mais uma edição do VIII Encontro das Mulheres na Aviação em São Paulo

Evento VIII Encontro das Mulheres acontece no dia 15 de março no Teatro Bor, em…

16 horas ago

Assista a Demonstração da Esquadrilha da Fumaça, na cidade de Monte Mor-SP, pelo Pay Per View do Canal Golf Oscar Romeo

Esquadrilha da Fumaça ao vivo: transmissão exclusiva no Primeira Classe, do Canal Golf Oscar Romeo,…

19 horas ago

Esquadrilha Céu Revela sua Agenda de Shows Aéreos para 2025

Esquadrilha Céu Anuncia Datas das Suas Demonstrações Aéreas em 2025

20 horas ago

Cel Av Ruy Flemming: Voando com a ACRO: A magia da acrobacia aérea no Decathlon

Experiência única com a ACRO: Cambalhotas, força G e a paixão inigualável pelo voo acrobático.…

3 dias ago

Assista a 2a Demonstração da Esquadrilha da Fumaça pelo Pay Per View do Canal Golf Oscar Romeo

Esquadrilha da Fumaça ao vivo: transmissão exclusiva no Primeira Classe, do Canal Golf Oscar Romeo

4 dias ago