A águia-fêmea choca somente dois ovos. A águia-macho é coadjuvante na tarefa familiar de incubação, que dura de 43 a 45 dias. Nasce então o primeiro filhote. Três a quatro dias após, nasce o segundo. Aí o filhote mais velho comete um aguicídio: bica o irmãozinho recém-nascido até matá-lo. Somente um em quatro filhotes sobrevive ao ataque do irmão mais velho. Essa crueldade é um mistério da natureza. Talvez se ordene a garantia do equilíbrio ecológico, já que as águias são predadoras vorazes ao ponto de ameaçar a existência de outras espécies como as preguiças, os preás e outros animais de pequeno porte.
Quando filhote, águia se alimenta do que lhe é trazido já semi-digerido no papo dos pais. Aos poucos vão trazendo presas maiores, picadas em pedaços. Por fim, entregam-lhe um coelho inteiro para que sozinha o despedace e coma.
Com a idade de 75-80 dias, a águia filhote já está adulta, do tamanho dos pais. Está madura para voar com independência. Já tem olhos de lince, o bico forte e encurvado, a língua dura e forte como pedra. Já lhe cresceram todas as penas, especialmente das pernas. Esta é uma das características pelas quais se diferencia de seus primos, como o falcão e outras aves carnívoras da mesma espécie. Todos estes têm os pés descobertos. A águia não. Os trinta tipos conhecidos de águias têm penas cobrindo inteiramente suas pernas até os pés. Agora está pronta para ganhar o azul do céu, sobrevoar as montanhas mais altas, enfrentar ventos severos e tempestades.
Um dia antes de voar, pode-se ver a águia-filhote acercando-se das bordas do ninho. Espia para o abismo, pois lá embaixo, no solo, estão os animais que vai caçar. Ou para o profundo dos céus, para a infinita liberdade, onde seus pais estão circulando, ao sabor dos ventos. Se os olhos estão fixados no chão, é nas alturas que tem o coração.
PS: A águia tem uma ametropia da visão, sofre de hipermetropia, a saber, enxerga bem de longe e mal de perto devido a inserção dos olhos na caixa craniana. Só que quando ela visualiza uma presa, independente da altura em que está voando, ela já tem calculada a distância e a velocidade com que vai atacar. É um dom de Deus!
Coluna de JPassarelli
Voando Padrão
Cmte José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea,
Teoria de Voo e Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
Para ler mais causos, curiosidade e dicas de aviação, siga a COLUNA DE JPASSARELLI no site AEROJOTA.
O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…
A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…
Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.
Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.
Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…
Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…