“O engenheiro e o avião”
‘O Fork-Tailed Doctor-Killer’*
O modelo 35 ganhou o triste apelido de o assassino de doutores com cauda em ‘V’, devido a uma série de acidentes fatais que envolveram reputados profissionais como engenheiros, médicos e advogados.
O motivo recorrente em todos esses acidentes foi durante o voo IFR-instrumentos, com o Bonanza efetuando uma descida em espiral em alta velocidade, que terminava com o avião precipitando-se à Terra.
Parte do problema foi que, em 1951, Beech aumentou a área da cauda em 20% para melhorar a estabilidade, à maior parte na área posterior à longarina da cauda e, para solucionar o problema, o fabricante instalou reforços nos bordos de ataque dos ‘ruddervalors’.
Também descobriu-se que era muito importante que essas superfícies móveis estivessem perfeitamente equilibradas, além de manter os cabos dos ‘trims’ com a tensão correta, para evitar o aparecimento de ‘flutter’.
Provavelmente o acidente mais famoso de um Bonanza, ocorreu em 3 de fevereiro de 1959 (‘O dia em que a música morreu’, como se chamou o filme), quando Buddy Holly, Richie Valens e ‘The Big Bopper’ morreram a bordo de um deles.
*Condensado de ensaio do M35 Bonanza de Dave Unwin.
Coluna de JPassarelli
Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
O que é o Airbus A321XLR e por que ele é tão inovador?
Pelotão de Polícia Montada: A Força Aérea Brasileira Também Defende a Terra
Lançado a Enciclopédia Virtual dos Veteranos da FAB 2024, em comemoração aos 10 anos da…
Shows aéreos gratuitos da Esquadrilha da Fumaça prometem encantar o público com manobras radicais no…
Voo AD4781 enfrenta condições climáticas adversas e aterrissa em segurança no Aeroporto Internacional de Parnaíba-PI
Com a abertura da temporada de demonstração aérea para o ano de 2025, a cidade…