O primeiro motor rotativo refrigerado a ar da História foi o Gnome, modelo de 50 hp criado pelos irmãos Laurent e Louis Seguin, na França, em 1908.
A versão mais famosa do propulsor é o Gnome 9-N ‘Monosoupape’ (uma só válvula) de 165 hp, instalado no Nieuport 28 da Primeira Guerra Mundial.
O princípio de funcionamento do Gnome é inverso ao dos motores radiais atuais: o virabrequim (eixo-manivela) e as bielas são estacionárias enquanto o pesado conjunto do cárter e dos cilindros gira. O Gnome foi imitado posteriormente por outros fabricantes.
Coluna de JPassarelli
Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…
Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…
CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…
A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…
Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…
Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…