‘Conheci um piloto que foi da Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial. Ele amava o Brasil! Veio para cá logo depois que a guerra terminou. Naturalizou-se brasileiro e construiu um hotel em Ilha Bela, hoje administrado por sua filha. Tornamo-nos amigos. Faleceu em 1983. Ele voou o Messerschmitt BF-109. Embora eu sempre puxasse o assunto, Willy não gostava de falar de guerra. Mas um dia, depois de alguns drinques, ele me disse: – Nelson, você sabe que todos os pilotos preferem manobrar pela esquerda. Pelo fato de segurar-se o manche com a mão direita, as manobras pela esquerda exigem menos esforço e são mais fáceis e intuitivas. Pois bem, em meu esquadrão alemão só treinávamos manobras pela direita nos limites das possibilidades do avião e, de preferência, em baixa altura.O resultado desse treinamento é que tive, pelo menos, duas vitórias nas quais meu oponente caiu por ter tido perda de controle próximo ao solo.
(* Major Brigadeiro Nelson de Souza Taveira, foi piloto de caça da Força Aérea Brasileira-FAB, autor do livro ‘Além dos Manuais’)
Coluna de JPassarelli
Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
Relatório Preliminar Revela Causas do Acidente com Helicóptero em Penha–SC
Análise do Acidente no Aeroporto de Ubatuba. O que aconteceu nesse dia.
Mistério do Voo 2216 da Jeju Air. Gravadores de dados pararam de funcionar quatro minutos…
Detalhes do Acidente Aéreo em Ubatuba-SP que Deixou Passageira em Estado Grave
Acidente com Cessna Citation 525 Evidencia os Desafios de Operar Aeronaves em Pistas Curtas e…
Um dos Traços Mais Notáveis dos Capricornianos é sua Capacidade de Transformar Desafios em Oportunidades.…