Mantendo as técnicas do cockpit esteríl nas Cias. Aéreas.
“O engenheiro e o avião”
‘O que é ‘cockpit estéril’?’
No final da década de 80, um grande número de acidentes teve como causa principal a distração dos pilotos nas fases mais delicadas das operações de partida e chegada aos aeroportos.
Por isso, o FAA recomendou adoção do que denominou de ‘cockpit estéril’, ou seja, a suspensão total de qualquer atividade que não tenha relação com o voo, utilizando como limite a altitude de 3.300 pés*.
Inserido nesses limites, não são permitidos diálogos irrelevantes, conversas com colegas no ‘cockpit’, interrupções de comissários de voo por qualquer motivo (exceto emergências) e tudo que possa tirar a concentração dos pilotos nas decolagens e subidas e nas aproximações e pousos.
As principais companhias aéreas brasileiras praticam o conceito.
* 1 pé = 30,48 cm = 0,3048 m
** Na foto, no cockpit de comando do turbohélice EMB-110 Bandeirante da Gensa Services Aviation- SBCG-Aeroporto Internacional de Campo Grande-MS.
Coluna de JPassarelli
Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota