Nos aviões a pistão ou turbohélice modernos o ângulo da corda da pá com o plano da rotação da hélice, ou simplesmente ‘passo’, aumenta ou diminui para manter a rotação desejada em ritmo constante.
Quando a aeronave precisa ser desligada, a variação do passo é utilizada para evitar que o fluxo de ar transforme a hélice em ‘molinete’, situação perigosa pelo enorme arrasto de ar que representa.
O ‘passo-bandeira’, portanto, é a posição das pás de uma hélice que oferece o menor arrasto possível, eliminando assim qualquer possibilidade de o ar girar o motor.
Nessa posição as pás cortam o ar, como uma asa.
Leia o avião; pilote o Manual!
Fique vivo; voe padrão cmte!
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.
Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…
Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…
CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…
A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…
Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…
Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…