Nos aviões a pistão ou turbohélice modernos o ângulo da corda da pá com o plano da rotação da hélice, ou simplesmente ‘passo’, aumenta ou diminui para manter a rotação desejada em ritmo constante.
Quando a aeronave precisa ser desligada, a variação do passo é utilizada para evitar que o fluxo de ar transforme a hélice em ‘molinete’, situação perigosa pelo enorme arrasto de ar que representa.
O ‘passo-bandeira’, portanto, é a posição das pás de uma hélice que oferece o menor arrasto possível, eliminando assim qualquer possibilidade de o ar girar o motor.
Nessa posição as pás cortam o ar, como uma asa.
Leia o avião; pilote o Manual!
Fique vivo; voe padrão cmte!
Avião não admite erro.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.
Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
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