Cuidado com bancos afundados Comandantes!
O piloto que usa posições ‘afundadas’ apresenta sempre a tendência a esticar o pescoço quando da transição do voo por instrumentos para os de referências visuais.
Isso causa sérios erros de julgamento quanto à altitude da aeronave e ângulo de aproximação, podendo ainda acarretar excessiva razão de afundamento na curta final quando o piloto diminui a pressão no manche ao inclinar-se para a frente.
PS: Fique vivo, voe padrão comandante!
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea,
Teoria de Vôo e Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
Por que o TCAS não foi suficiente para prevenir uma tragédia no espaço aéreo de…
Muitas Perguntas, Poucas Respostas. O que já se sabe sobre a colisão em voo das…
Passagem de Comando: Uma cerimônia que simboliza o passado glorioso e o futuro promissor. Por…
Neymar chega ao Brasil com estilo: saiba tudo sobre o Gulfstream G700 e o helicóptero…
Acidente aéreo nos EUA, infelizmente, não deixou sobreviventes
Como o Controle de Helicópteros Evitou o Caos em Congonhas