Cuidado com bancos afundados Comandantes!
O piloto que usa posições ‘afundadas’ apresenta sempre a tendência a esticar o pescoço quando da transição do voo por instrumentos para os de referências visuais.
Isso causa sérios erros de julgamento quanto à altitude da aeronave e ângulo de aproximação, podendo ainda acarretar excessiva razão de afundamento na curta final quando o piloto diminui a pressão no manche ao inclinar-se para a frente.
PS: Fique vivo, voe padrão comandante!
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea,
Teoria de Vôo e Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
Manobra estratégica de desempenho avalia o JAS-39C Gripen antes da decisão final de compra, superando…
Robson Helicopter surpreende mercado e lança novo helicóptero R-88 para 2 pilotos e 8 passageiros
Acidente aéreo em Peruíbe: instrutor de voo morre e aluno fica ferido
Evento VIII Encontro das Mulheres acontece no dia 15 de março no Teatro Bor, em…
Esquadrilha da Fumaça ao vivo: transmissão exclusiva no Primeira Classe, do Canal Golf Oscar Romeo,…
Esquadrilha Céu Anuncia Datas das Suas Demonstrações Aéreas em 2025