O que significam os números nas cabeceiras das pistas?
Em qualquer aeroporto do mundo, o número pintado na cabeceira (acrescido de um zero), significa o rumo magnético do eixo longitudinal da pista (que pode ser lido na bússola de bordo).
No aeroporto de Congonhas* em São Paulo, por exemplo, a cabeceira da pista mais próxima da cidade tem o número 17, ou 170 graus.
Já a cabeceira oposta (do lado do Jabaquara) tem a numeração recíproca 35, ou seja 350 graus.
No primeiro caso o avião decola rumo Sul e no segundo, o eixo da pista aponta para o Norte.
*Na foto, as respectivas pistas do aeroporto de Congonhas-SP.
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…
A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…
Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.
Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.
Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…
Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…