Pensar avião nos aproxima.
A engenharia fantástica.
O sistema de combustível dos grandes jatos é um verdadeiro espetáculo de engenharia.
Em cada modelo de aeronave, diferentes combinações de tanques, tubulações e bombas armazenam e transportam o combustível até os motores.
Nos casos dos nossos Boeing 737 NG, são três tanques de combustíveis, um em cada asa (capacidade de 4.876 litros cada) e outro central, na barriga do avião (capacidade de 16.273 litros).
Portanto, a capacidade volumétrica total é de impressionantes 26.025 litros! Como o querosene de aviação – combustível utilizado – é menos denso do que a água, o peso desse combustível é de 20.896 quilos.
Com os tanques cheios, a autonomia pode chegar a nove horas. Contudo, na maioria dos voos, não é necessário enchê-los completamente.
Em voos mais curtos, somente os tanques das asas são abastecidos. Quando há necessidade de mais autonomia, o tanque central também é utilizado.
Cada tanque conta com duas poderosas bombas de sucção para levar o combustível até os dois motores do 737.
Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.
Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…
Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…
CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…
A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…
Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…
Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…