Categories: Notícias

Onde estava o Comandante? / AeroJota Classificados Aeronáutico.

Relembrando o caso da Air France que despencou sobre o Oceano Atlântico.

Onde estava o capitão?

O comandante do Airbus , A330-200 da Air France que despencou sobre o Oceano Atlântico anos atrás, matando seus 228 ocupantes, revelou o que aconteceu na cabine de comando nos minutos anteriores a tragédia. Em meio a uma tempestade severa no trajeto Rio de Janeiro-Paris do voo 447, o PA-Piloto Automático desacoplou-se, em consequência da perda de dados de velocidade, e os copilotos, que estavam no comando- o comandante, o francês Marc Dubois, se encontrava descansando numa cabine ao lado, como é de praxe em viagens muito longas-, não conseguiram estabilizar a situação. Sentindo que o avião lhes fugia ao controle, por várias vezes um dos copilotos chamou Dubois, que levou cinquenta segundos para retornar à cabine. Os relatórios sobre a caixas-pretas não determinam que esta demora tenha contribuído para o acidente.

Pois bem, meses atrás, a rede de de televisão americana ABC adicionou um nove elemento aos momentos finais do voo. Segundo duas fontes ouvidas pela reportagem da emissora, uma ex-aeromoça da Air France, Véronique Gaignard, que estava a bordo como passageira, seria namorada de Dubois. A ABC levanta a hipótese de que os dois estivessem juntos durante o descanso do comandante. Dubois tinha 58 anos e era casado, com dois filhos, Véronique tinha 51 e era solteira. Seis meses antes havia se desligado dos quadros da Air France para se dedicar as sua duas paixões: a pintura e o canto lírico. Ao tempo do acidente, tinha duas apresentações marcadas na agenda.

O diretor do BEA, órgão do governo francês encarregado da investigação de acidentes aéreos, diz que Véronique não consta dos relatórios da queda do A330-200 porque ‘não nos interessa a vida particular do piloto’. Também diz não acreditar que o ‘suposto namoro de Dubois com Véronique tenha contribuído de alguma forma para o acidente’. O fato do comandante do A330 ter uma namorada a bordo é mais um drama humano que se junta a tantos provocados pelo mergulho do avião no mar. A mulher do copiloto Pierre-Cedric Bonim também estava a bordo, deixando órfãos os dois filhos do casal, à época com 8 e 4 anos.

As conclusões sobre a o que aconteceu naquela noite fatídica jamais serão totalmente conhecidas, mesmo com o relatório final emitido sobre o voo 447.

Leia o Avião. Pilote o Manual.

Fique Vivo Comandante! Voe Padrão.

Coluna de JPassarelli.

Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Bateria de Lítio Pode Ter Causado Incêndio em Airbus A321 da Air Busan

Bateria de Lítio Sob Suspeita em Incêndio que Destruiu Avião na Coreia do Sul

14 horas ago

Janeiro de 2025 Entra Para a História da Aviação Brasileira Com 22 Acidentes Aéreos registrados.

Alerta na Aviação: 22 Acidentes Aéreos no Brasil só em Janeiro de 2025.

15 horas ago

Entenda por que o sistema anticolisão TCAS falhou em Washington. O que deu errado?

Por que o TCAS não foi suficiente para prevenir uma tragédia no espaço aéreo de…

4 dias ago

Passagem de Comando na Base Aérea de São Paulo: Relembrando Missões e Olhando para o Futuro

Passagem de Comando: Uma cerimônia que simboliza o passado glorioso e o futuro promissor. Por…

5 dias ago

Jogador Neymar aterrissa no Brasil: conheça o jato particular e o helicóptero customizado do craque

Neymar chega ao Brasil com estilo: saiba tudo sobre o Gulfstream G700 e o helicóptero…

5 dias ago