Roteiristas de genialidade e bom senso com formações acadêmicas avançadas em Física e matemática.
“Pensar nos aproxima “
‘Os segredos matemáticos dos Simpsons’
Você pode ter assistido a centenas de episódios de ‘Os Simpsons’ sem nunca ter se dado conta das referências sutis à matemática brilhantemente incorporadas em muitas tramas – de equações famosas aos teoremas e conjecturas mais modernos.
Ao relembrar cenas memoráveis como as de ‘Bart, o gênio’ e ‘Homer tridimensional’, observa-se que por trás dessas referências estão a genialidade e o senso de humor sem igual dos roteiristas do desenho animado, muitos deles com formação acadêmica avançada em física e matemática.
Os desenhos mergulham em histórias que exploram do Pi aos primos de Mersenne; da equação de Euler ao P versus NP; dos números perfeitos aos números narcisistas; do infinito aos infinitos maiores- e muito mais.
Como sociedade, adoramos com razão, nossos grandes músicos e romancistas, mas raramente ouvimos qualquer menção ao humilde matemático.
Está claro que a matemática não é considerada parte de nossa cultura. Em vez disso, costuma ser temida, enquanto os matemáticos são ridicularizados.
Apesar disso, os autores de ‘Os Simpsons’ vêem inserindo ideias matemáticas complexas no horário nobre da televisão há quase um quarto de século.
No entanto, nenhum filósofo, psiquiatra, psicólogo, teólogo ou político identificou as principais mensagens por trás da série favorita do mundo inteiro.
A verdade é que muitos dos autores de ‘Os Simpsons’ são apaixonados por números, e seu maior desejo é colocar doses de conhecimento matemático no subconsciente dos telespectadores.
Em outras palavras, por mais de duas décadas assistimos, sem saber, a uma introdução animada abarcando tudo: do Cálculo Diferencial e Integral à Geometria, do numero Pi à teoria dos jogos, e dos infinitesimais ao infinito puro.
Coluna de JPassarelli
Cmte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota