INFORMAÇÕES SOBRE

NOTÍCIAS

P-47 Thunderbolt A-6 FAB 4120 chega a São Paulo para o Museu Aeroespacial Paulista

P-47 Thunderbolt A-6 FAB 4120 chega a São Paulo após ser transportado a bordo do KC-390 da Força Aérea Brasileira. A aeronave, parcialmente desmontada, saiu da Base Aérea de Brasília em 17 de julho de 2025. O voo ocorreu logo após o caça participar das comemorações pelos 80 anos do Vitorioso Regresso. Agora, o exemplar íntegra o acervo do futuro Museu Aeroespacial Paulista, previsto para inauguração no final de 2027.

P-47D-Thunderbolt-A6-FAB-4120-chega-a-Sao-Paulo-de-KC-390-FAB-2859
P-47D-Thunderbolt-A6-FAB-4120-chega-a-Sao-Paulo-de-KC-390-FAB-2859

Durante a Segunda Guerra Mundial, o P-47 Thunderbolt A-6 FAB 4120 combateu na Itália pelo 1º Grupo de Aviação de Caça. O caça usava o indicativo A-6 e integrava a Esquadrilha Vermelha. O Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Rio de Janeiro, restaurou o exemplar com as cores, símbolos e detalhes históricos originais. Além disso, o avião participou da cerimônia em Brasília, que também celebrou o Dia do Veterano da FAB e o aniversário de 152 nos do nascimento de Alberto Santos Dumont.

P-47D-Thunderbolt-A6-FAB-4120-chega-a-Sao-Paulo-de-KC-390-FAB-2859
P-47D-Thunderbolt-A6-FAB-4120-chega-a-Sao-Paulo-de-KC-390-FAB-2859

Embora o Brasil tenha recebido 67 caças P-47D Thunderbolt dos Estados Unidos, apenas 48 foram enviados para combater na Itália. Essas aeronaves foram divididas entre quatro esquadrilhas: Vermelha, Amarela, Azul e Verde, com seis aviões cada. No entanto, em fevereiro de 1945, a FAB decidiu desativar a Esquadrilha Amarela, pois havia perdido seis pilotos em combate. Como resultado, somente 18 aviões seguiram operacionais até o fim do conflito. Por esse motivo, o A-6 retornou ao Brasil como símbolo da resistência brasileira nos céus da Europa.

O P-47 Thunderbolt A-6 FAB 4120 se encontra armazenado junto ao Supermarine Spitfire JE-J e ao F4U Corsair 17-F-13. Esses dois aviões chegaram a São Paulo em comodato, após o encerramento do Museu Asas de um Sonho. Embora o novo museu ainda esteja em fase de obras, os caças já fazem parte do acervo oficial. A proposta prevê uma exposição rotativa com 80 aeronaves, sendo 40 provenientes do MUSAL e outras 40 do antigo acervo da TAM. Assim, o futuro museu promete se tornar um dos maiores espaços de preservação aeronáutica do país.

O A-6 integra um grupo restrito de P-47 Thunderbolt ainda preservados no Brasil. O MUSAL abriga o FAB 4171, restaurado para voo. A Base Aérea de Santa Cruz mantém um exemplar com pintura C-5. O Museu TAM, localizado em São Carlos, conserva o B-5. O Museu do Expedicionário, em Curitiba, exibe um modelo com a marca A-4. Além desses, o próprio MUSAL mantém o B-4, recebido após o fim da guerra. Cada um deles representa um pedaço importante da história da aviação militar brasileira.

Por isso, a chegada do A-6 a São Paulo reafirma o compromisso com a memória do 1º Grupo de Aviação de Caça. O futuro Museu Aeroespacial Paulista garantirá que novas gerações conheçam o legado dos pilotos brasileiros que combateram na Segunda Guerra Mundial.

P-47D Thunderbolt A6 FAB 4120 chega a São Paulo de KC 390 FAB 2859
P-47D Thunderbolt A6 FAB 4120 chega a São Paulo de KC 390 FAB 2859

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR TODOS OS DIAS NESTA COLUNA MAIS UMA GRANDE HISTÓRIA!

Para ler mais notícias, causos, curiosidades e dicas de aviação, acompanhe o site AEROJOTA.

Curta nossa página no Facebook AeroJota Classificados nosso site AEROJOTA, ou Instagram @aerojota onde você encontra classificados de produtos, serviços aeronáuticos, filmes, fotos de aviões, dicas  e tudo que seja de interesse ao público aeronáutico. Aqui você também pode divulgar qualquer coisa voltada à comunidade aeronáutica. É fácil e grátis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Anúncios

Veja mais Notícias

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.