Avião de combate da Segunda Guerra foi transportado pelo KC-390 da FAB
P-47 Thunderbolt A-6 FAB 4120 chega a São Paulo após eventos em Brasília
P-47 Thunderbolt A-6 FAB 4120 chega a São Paulo após ser transportado a bordo do KC-390 da Força Aérea Brasileira. A aeronave, parcialmente desmontada, saiu da Base Aérea de Brasília em 17 de julho de 2025. O voo ocorreu logo após o caça participar das comemorações pelos 80 anos do Vitorioso Regresso. Agora, o exemplar íntegra o acervo do futuro Museu Aeroespacial Paulista, previsto para inauguração no final de 2027.
Avião da Esquadrilha Vermelha combateu na Itália e retornou com cores originais
Durante a Segunda Guerra Mundial, o P-47 Thunderbolt A-6 FAB 4120 combateu na Itália pelo 1º Grupo de Aviação de Caça. O caça usava o indicativo A-6 e integrava a Esquadrilha Vermelha. O Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Rio de Janeiro, restaurou o exemplar com as cores, símbolos e detalhes históricos originais. Além disso, o avião participou da cerimônia em Brasília, que também celebrou o Dia do Veterano da FAB e o aniversário de 152 nos do nascimento de Alberto Santos Dumont.
Brasil terminou a guerra com apenas 18 em condição de voo
Embora o Brasil tenha recebido 67 caças P-47D Thunderbolt dos Estados Unidos, apenas 48 foram enviados para combater na Itália. Essas aeronaves foram divididas entre quatro esquadrilhas: Vermelha, Amarela, Azul e Verde, com seis aviões cada. No entanto, em fevereiro de 1945, a FAB decidiu desativar a Esquadrilha Amarela, pois havia perdido seis pilotos em combate. Como resultado, somente 18 aviões seguiram operacionais até o fim do conflito. Por esse motivo, o A-6 retornou ao Brasil como símbolo da resistência brasileira nos céus da Europa.
Três caças históricos aguardam a construção do museu em São Paulo
O P-47 Thunderbolt A-6 FAB 4120 se encontra armazenado junto ao Supermarine Spitfire JE-J e ao F4U Corsair 17-F-13. Esses dois aviões chegaram a São Paulo em comodato, após o encerramento do Museu Asas de um Sonho. Embora o novo museu ainda esteja em fase de obras, os caças já fazem parte do acervo oficial. A proposta prevê uma exposição rotativa com 80 aeronaves, sendo 40 provenientes do MUSAL e outras 40 do antigo acervo da TAM. Assim, o futuro museu promete se tornar um dos maiores espaços de preservação aeronáutica do país.
Apenas cinco P-47 Thunderbolt continuam preservados no Brasil atualmente
O A-6 integra um grupo restrito de P-47 Thunderbolt ainda preservados no Brasil. O MUSAL abriga o FAB 4171, restaurado para voo. A Base Aérea de Santa Cruz mantém um exemplar com pintura C-5. O Museu TAM, localizado em São Carlos, conserva o B-5. O Museu do Expedicionário, em Curitiba, exibe um modelo com a marca A-4. Além desses, o próprio MUSAL mantém o B-4, recebido após o fim da guerra. Cada um deles representa um pedaço importante da história da aviação militar brasileira.
Por isso, a chegada do A-6 a São Paulo reafirma o compromisso com a memória do 1º Grupo de Aviação de Caça. O futuro Museu Aeroespacial Paulista garantirá que novas gerações conheçam o legado dos pilotos brasileiros que combateram na Segunda Guerra Mundial.
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