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P-47D Thunderbolt C-1 FAB 4110: A História do Caça Brasileiro que Sobreviveu à Guerra

A Força Aérea Brasileira no ano de 2024, mais precisamente no dia 23 em outubro de 2024, no Dia do Aviador, fez uma justa homenagem aos nossos heróis de guerra, pintando o Embraer A-29B Super Tucano – FAB 5910 – com uma pintura semelhante à usada pelos P-47 do 1⁰ Grupo de Caça na Itália, e o escolhido foi o C1, mas o que significa esse código?

P-47D-Thunderbolt-C-1-FAB-4110
P-47D-Thunderbolt-C-1-FAB-4110

Durante a campanha na Itália o 1⁰ Grupo de aviação de caça era dividido em 4 esquadrilhas com 6 aviões P-47 cada, e essas eram identificadas de duas formas, uma cor para as chamadas de rádio e uma letra pintada nas aeronaves correspondente a sua esquadrilha, que eram identificadas assim:

🟥 A :Esquadrilha vermelha
🟨 B: Esquadrilha amarela
🟦 C: Esquadrilha azul
🟩 D: Esquadrilha verde

O Avião da Esquadrilha C1 era o P-47D-25-RE Serial USAAF: 42-26762 entregue em 28 outubro1944 a Força Aérea Brasileira lá na Itália, e pertencia à esquadrilha AZUL e era a aeronave efetiva do líder da esquadrilha, o Piloto Capitão Aviador Fortunato Câmara de Oliveira, o grande desenhista por de trás da bolacha do avestruz do “Senta Puá”.

Interessante observar que o C1 conseguiu sobreviver à guerra na Itália, apesar de ter sido avariado em combate ao menos 1 vez com o Tenente Torres no comando, e ao final foi enviado ao Brasil, continuando no inventário da FAB, agora com a matrícula 4110, e servindo na Base Aérea de Santa Cruz no 2⁰/1⁰ GAvCA – Segundo do Primeiro Grupo de Aviação de Caça do (Pif Paf), que era a unidade responsável pela conversão operacional dos pilotos que vinham dos aviões NA T-6 para voar o P-47 Thunderbolt. Após o curso, o piloto era repassado ao 1⁰/1⁰ GavCA – Primeiro do Primeiro, Grupo de Aviação de Caça -, (Jambock) como piloto operacional.

Infelizmente o C-1 FAB 4110 não resistiu ao tempo e em 1952 foi desativado e sucateado.

Obs.: Alguns livros dão, erroneamente, o P-47D-27-25-RE Serial USAAF: 42-26762 como preservado no Museu do Expedicionário, na cidade de Curitiba–PR. A aeronave que se encontra em exposição lá é, na verdade, o P-47D-40-RA n° 45-49485, ex-FAB 4171, proveniente dos lotes recebidos no pós-guerra.

Texto de Leandro Dantas

Pesquisa e fotos do site @jambockcombr e @fab_oficial

Apoio: @história_aviação-militar

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