“As melhores cabeças”
‘Para baixo, para cima e para a frente’
De forma ainda premonitória, Leonardo da Vinci fez uma indicação do que viria a ser conhecido mais de duzentos anos depois na aviação, como o Princípio de Bernoulli: quando o ar, ou qualquer fluido, corre mais depressa, ele exerce menos pressão de contato.
Leonardo desenhou um corte transversal da asa de um pássaro, mostrando que a parte superior é mais curvada que a inferior, isso também se aplica as asas de um avião, que segue o mesmo princípio.
O ar que passa pela parte superior e curvada da asa precisa percorrer um caminho mais longo do que o ar que passa pela parte inferior.
Dessa forma, o ar que passa pela parte de cima se desloca mais depressa.
A diferença de velocidade faz com que o ar que passa pela parte de cima da asa exerça menos pressão do que aquela na parte de baixo, ajudando assim o pássaro (ou o avião) a se sustentar e a voar. “O ar que passa acima dos pássaros é menos denso do que o comum.’, escreveu da Vinci. Portanto, Leonardo percebeu antes dos outros cientistas que uma ave se mantém flutuando não apenas porque agita as asas para baixo, mas também porque elas o impulsionam para cima e para frente, e o ar diminui a pressão à medida que percorre a superfície curva da parte superior das asas.
Coluna de JPassarelli
Cmdte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
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