Pensar nos aproxima
Para cima, para baixo, para fora e para dentro
A maioria das colisões em voo envolveu pilotos operando os computadores de bordo (FMS) ou olhando para baixo.
Por isso, é importante sempre visualizar para fora da aeronave.
Efetue ‘crosscheck’ de painel a cada 7 minutos de navegação no máximo.
Caso você não consiga pousar na primeira terça parte da pista, dê potência e arremeta.
Leia o avião; pilote o manual!
* Fique vivo; voe padrão!
* Instrumento usado para pouso por Instrumentos ILS.
Leia o avião; pilote o manual!
Coluna do Aviador José Passarelli
Egenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
Na Segunda Guerra Mundial, três soldados brasileiros em Montese enfrentaram tropas alemãs com bravura e…
O polêmico "empréstimo" de aeronaves da FAB
Pista do Aeroporto Metropolitano do Guarujá é finalizada e obras do terminal já começaram, aproximando…
Aeronáutica sugere que os slots da Voepass em Congonhas, atualmente inativos, sejam redistribuídos entre GOL,…
Nevoeiro em São Paulo atinge apenas a Zona Sul e causa redirecionamentos e cancelamentos de…
Confraternização dos Veteranos da Aviação Agrícola acontece no dia 27 de abril de 2025, no…