Categories: Notícias

Para que serve a aspiral pintada no cubo do Fan nos aviões comerciais? / Aviador José Passarelli

Pensar avião nos aproxima

A espiral geralmente branca, tem duas funções básicas: Uma indica ao pessoal de solo que quando ela está girando em determinada velocidade o motor pode estar ligado e, para que as pessoas ao redor se mantenham afastada da aeronave ou, girando sob a ação do vento com o motor parado, alertando os mais distraídos.

No segundo caso que é ainda controverso, serviria para espantar algumas espécies de passáros que podem estar ao redor do aerodromo, no momento que a aeronave está taxiando, ou mesmo parada para decolagem e nos procedimentos de decolagem e pouso, já que algumas aves possuem uma visão de bons metros de distância e até alguns poucos kilometros.

Isso contribuíria para ser uma forma a mais de afugentar animais, associado ao barulho do motor em si.

Mas o recurso de pintar o cubo dos fan começou a ser utilizado há mais de 25 anos pela ANA– All Nippon Airlines, que estava cansada de substituir os motores avariados de seus jatos, por causa das colisões frequentes com pássaros. 

Segundo engenheiros aeronáuticos, a alta rotação da espiral ainda em baixa altitude e velocidade produz um efeito em que perturba a visão e afugenta os pássaros.

Tanto um caso como o outro, foi aprimorado das pinturas em hélice de aeronaves convencionais, onde as pontas eram e são pintadas, normalmente nas cores, branca, preta, amarela ou vermelha.

Avião não admite erro.

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

Leia o avião; pilote o manual!.

Fique vivo; voe padrão Cmte!

Aviador José Passarelli

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil

Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Musal Suspende Visitação Após Danos Sofrido em Virtude das Fortes Chuvas

O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…

1 dia ago

A Necessidade Urgente de Uma Nova Aeronave de Combate na Força Aérea Brasileira

A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…

2 dias ago

Aviões Caça-Bombardeio AMX A-1M, do Esquadrão Centauro (3⁠º/10⁠º GAv) encerra operações após 27 anos de serviço.

Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.

2 dias ago

Ações Sociais da AVFAB em 2024: Um Ano de Contribuições e Vitórias

Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.

3 dias ago

Caça F-5FM Biplace FAB 4808 Faz Sobrevoo Sobre Parte da Cidade de São Paulo

Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…

5 dias ago

Memorial do Cel. Av. Camazano, Além de Piloto, um Grande Historiador da Força Aérea Brasileira

Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…

5 dias ago