Categories: Notícias

Para que serve aquela pintura aspiral no cubo do FAN nos aviões comerciais?

É mesmo necessário aquela pintura em aspiral nos motores a jato?

Para que serve a espiral pintada no cubo do ‘FAN nos aviões comerciais?

Muita gente acha que aquela espiral, geralmente branca, indica se o ‘fan’ está girando sob ação do vento com o motor parado.

Mas o recurso começou a ser utilizado há mais de 25 anos pela ANA- All Nippon Airlines, que estava cansada de substituir os motores avariados de seus jatos, por causa das colisões frequentes com pássaros.

Segundo engenheiros aeronáuticos da companhia japonesa, a alta rotação da espiral em voo produz um efeito em cadeia que perturba a visão e afugenta os pássaros.

Leia o Avião. Voe o Manual.

Fique Vivo! Voe Padrão Comandante.

Coluna de JPassarelli.

Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Entenda por que o sistema anticolisão TCAS falhou em Washington. O que deu errado?

Por que o TCAS não foi suficiente para prevenir uma tragédia no espaço aéreo de…

2 dias ago

Passagem de Comando na Base Aérea de São Paulo: Relembrando Missões e Olhando para o Futuro

Passagem de Comando: Uma cerimônia que simboliza o passado glorioso e o futuro promissor. Por…

3 dias ago

Jogador Neymar aterrissa no Brasil: conheça o jato particular e o helicóptero customizado do craque

Neymar chega ao Brasil com estilo: saiba tudo sobre o Gulfstream G700 e o helicóptero…

3 dias ago

Cel Av Ruy Flemming. O Controle de Helicópteros: A Solução Simples que Mudou Tudo

Como o Controle de Helicópteros Evitou o Caos em Congonhas

4 dias ago