Para que serve a espiral pintada no cubo do ‘FAN nos aviões comerciais?
Muita gente acha que aquela espiral, geralmente branca, indica se o ‘fan’ está girando sob ação do vento com o motor parado.
Mas o recurso começou a ser utilizado há mais de 25 anos pela ANA- All Nippon Airlines, que estava cansada de substituir os motores avariados de seus jatos, por causa das colisões frequentes com pássaros.
Segundo engenheiros aeronáuticos da companhia japonesa, a alta rotação da espiral em voo produz um efeito em cadeia que perturba a visão e afugenta os pássaros.
Leia o Avião. Voe o Manual.
Fique Vivo! Voe Padrão Comandante.
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
Por que o TCAS não foi suficiente para prevenir uma tragédia no espaço aéreo de…
Muitas Perguntas, Poucas Respostas. O que já se sabe sobre a colisão em voo das…
Passagem de Comando: Uma cerimônia que simboliza o passado glorioso e o futuro promissor. Por…
Neymar chega ao Brasil com estilo: saiba tudo sobre o Gulfstream G700 e o helicóptero…
Acidente aéreo nos EUA, infelizmente, não deixou sobreviventes
Como o Controle de Helicópteros Evitou o Caos em Congonhas