Categories: Notícias

Para que serve aquele pequeno orificios nas janelas dos aviões comerciais?

Breather Hole, orifícios de respito nas janelas dos aviões a jato.

Para que serve Breather Hole? Aquele orifício nas janelas dos aviões.

Pressão atmosférica.

Durante uma viagem, o avião voa pelo céu a uma altitude de aproximadamente 10.000 metros. Nesta situação, a pressão atmosférica é muito baixa para manter nosso corpo funcionando como deveria. Por isso, a pressão é mantida alta de maneira artificial dentro da cabine, e ela precisa ficar assim para não causar transtornos aos passageiros.

Mas isso causa uma assimetria entre o que acontece dentro e fora do avião. Quanto maior a diferença de pressão entre a parte interna e externa do avião, maior a tensão colocada nas várias estruturas da cabine do avião, incluindo suas janelas. Por isso, o painel externo precisa ser resistente o bastante para aguentar essa pressão.

Se ele rachar ou quebrar – o que é um evento extremamente raro – o painel intermediário funciona como reserva. Ele é menos grosso, porém é projetado para aguentar 1,5 vez a pressão normal da cabine, no caso do Boeing 737 – mesmo com o buraco.

Afinal, por que ter esse orifício?

Ele está lá para permitir que a pressão entre o ar dentro da cabine e o ar entre os painéis intermediário e externo se equilibre: isso garante que a pressão da cabine durante o voo se aplique apenas ao painel externo, mantendo o intermediário inteiro e preparado para alguma emergência.

O painel interno é mais outra redundância, também projetado para manter a pressão da cabine no caso em que o painel exterior sofrer algum dano.

Além disso, ele protege o painel intermediário contra arranhões e rachaduras.

Então, da próxima vez que você viajar de avião e notar a presença desse pequeno orifício ao seu lado, agradeça a ele por existir – a sua vida lá dentro seria muito mais difícil se ele não estivesse lá.

Fonte: Giz Modo-Site Boa Informação

Leia o Avião. Pilote o Manual.

Fique Vivo Comandante! Voe Padrão

Coluna de JPassarelli.

Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Entenda por que o sistema anticolisão TCAS falhou em Washington. O que deu errado?

Por que o TCAS não foi suficiente para prevenir uma tragédia no espaço aéreo de…

2 dias ago

Passagem de Comando na Base Aérea de São Paulo: Relembrando Missões e Olhando para o Futuro

Passagem de Comando: Uma cerimônia que simboliza o passado glorioso e o futuro promissor. Por…

3 dias ago

Jogador Neymar aterrissa no Brasil: conheça o jato particular e o helicóptero customizado do craque

Neymar chega ao Brasil com estilo: saiba tudo sobre o Gulfstream G700 e o helicóptero…

4 dias ago

Cel Av Ruy Flemming. O Controle de Helicópteros: A Solução Simples que Mudou Tudo

Como o Controle de Helicópteros Evitou o Caos em Congonhas

4 dias ago