Categories: Notícias

Para que serve aquele pequeno orificios nas janelas dos aviões comerciais?

Breather Hole, orifícios de respito nas janelas dos aviões a jato.

Para que serve Breather Hole? Aquele orifício nas janelas dos aviões.

Pressão atmosférica.

Durante uma viagem, o avião voa pelo céu a uma altitude de aproximadamente 10.000 metros. Nesta situação, a pressão atmosférica é muito baixa para manter nosso corpo funcionando como deveria. Por isso, a pressão é mantida alta de maneira artificial dentro da cabine, e ela precisa ficar assim para não causar transtornos aos passageiros.

Mas isso causa uma assimetria entre o que acontece dentro e fora do avião. Quanto maior a diferença de pressão entre a parte interna e externa do avião, maior a tensão colocada nas várias estruturas da cabine do avião, incluindo suas janelas. Por isso, o painel externo precisa ser resistente o bastante para aguentar essa pressão.

Se ele rachar ou quebrar – o que é um evento extremamente raro – o painel intermediário funciona como reserva. Ele é menos grosso, porém é projetado para aguentar 1,5 vez a pressão normal da cabine, no caso do Boeing 737 – mesmo com o buraco.

Afinal, por que ter esse orifício?

Ele está lá para permitir que a pressão entre o ar dentro da cabine e o ar entre os painéis intermediário e externo se equilibre: isso garante que a pressão da cabine durante o voo se aplique apenas ao painel externo, mantendo o intermediário inteiro e preparado para alguma emergência.

O painel interno é mais outra redundância, também projetado para manter a pressão da cabine no caso em que o painel exterior sofrer algum dano.

Além disso, ele protege o painel intermediário contra arranhões e rachaduras.

Então, da próxima vez que você viajar de avião e notar a presença desse pequeno orifício ao seu lado, agradeça a ele por existir – a sua vida lá dentro seria muito mais difícil se ele não estivesse lá.

Fonte: Giz Modo-Site Boa Informação

Leia o Avião. Pilote o Manual.

Fique Vivo Comandante! Voe Padrão

Coluna de JPassarelli.

Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

LATAM Realiza Voo Extra para Resgatar Passageiros Retidos em Fernando de Noronha

Após a suspensão da Voepass pela Anac, Airbus A319 pousará na ilha para transportar mais…

4 horas ago

Voepass Recolhe Frota de Aviões para Ribeirão Preto

Aeronaves da Voepass são recolhidas para Ribeirão Preto após suspensão da ANAC

20 horas ago

Azul Suspende Operações em Nove Cidades Brasileiras a Partir de 10 de março. Reorganização ou Crise no setor?.

Decisão afeta cidades de oito estados e inclui mudanças em rotas e frota da companhia.

23 horas ago

ANAC suspende operações de Voepass: o que isso significa para os passageiros?

ANAC Emite Orientações aos Passageiros Afetados com a Suspensão dos Voos da Voepass

1 dia ago

Voepass Discorda da Suspensão pela ANAC e Diz Cumprir Todos os Requisitos de Segurança

Após Emitir Nota, a Voepass Reafirma Seu Compromisso com a Segurança Aérea e Rebate a…

1 dia ago

LATAM orienta passageiros afetados após suspensão das Operações Aéreas da Voepass pela ANAC

LATAM Dá Suporte a Passageiros Afetados, Após Suspensão Cautelar da Voepass

1 dia ago