Pensar nos aproxima.
Além do arco-íris.
Em 15 de janeiro de 2009, poucos minutos depois de decolar do aeroporto de Nova York-EUA, o piloto do voo 1549 percebeu que um dos motores não lhe permitiria chegar em condições normais a seu destino e nem voltar para o aeroporto.
Tomou então uma das decisões mais transcendentais de sua vida: amerrissar nas frias águas do rio Hudson e conseguir salvar a vida de todos os passageiros e da tripulação.
Se o piloto desse avião tivesse sido um computador, muito provavelmente todos estariam mortos.
As 155 pessoas se salvaram porque Chesley Suldenberger II, ‘o herói do Hudson’, tinha um cérebro humano e, particularmente, porque seu lobo frontal estava intacto.
Baseados em nossa experiência, intuição, aprendizagem e emoção, nós, seres humanos, integramos a informação num contexto que muda permanentemente de maneira imediata e automática.
O córtex frontal desempenha um papel-chave na tomada de decisões e na integração do contexto, ainda que, evidentemente, outras áreas cerebrais também estejam envolvidas.
Se há alguma parte do cérebro que tem uma relação maior com nossa identidade- com aquilo que nos distingue das demais criaturas viventes e, ao mesmo tempo, faz com que cada pessoa seja diferente da outra- , essa é o lobo frontal.
Se outras áreas específicas do cérebro sofrem algum dano, por exemplo, dificuldade motora em algum membro, dificuldade de percepção ou perda de aspectos da linguagem ou de algumas memórias, a essência do indivíduo permanece intacta.
Quando ocorre algum dano nos lobos frontais, é a personalidade que muda.
Digamos então que a miopia do futuro não é só uma maneira de definir um fenômeno neurológico segundo Jung, portanto, o arco-íris da mente está muito além da imaginação do ser humano.
Leia o avião; pilote o manual!
Fique vivo; voe padrão comte!
Coluna do Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…
A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…
Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.
Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.
Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…
Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…