Pilota relata falha no trem de pouso durante voo com Lívia Andrade

Jota

1 de junho de 2025

Piloto-NAYANE_Foto-Perfil-Pessoal.

Na noite de quinta-feira, 29 maio, a pilota Nayane Porto, com 23 anos de idade, enfrentou uma situação desafiadora ao comandar o avião King Air Beechcraft E90, de matrícula PT-LHZ, que levava a apresentadora Lívia Andrade. Durante a aproximação para pouso no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, o avião apresentou uma falha no trem de pouso. Por isso, a Cmte Nayane explicou que a equipe tentou duas vezes executar o procedimento padrão para baixar o trem, mas sem sucesso.

Piloto-NAYANE_Foto-Perfil-Pessoal.
Piloto-NAYANE_Foto-Perfil-Pessoal.

Diante da persistência do problema, a tripulação realizou manobras de aproximação rasante para que a torre de controle, do aeroporto Campo de Marte em São Paulo, verificasse visualmente a posição do trem de pouso. Foi então que a pilota Nayane decidiu recorrer ao procedimento de emergência: o acionamento manual do trem de pouso, conforme previsto no manual da aeronave.

Com a falha no trem de pouso resolvida manualmente, a pilota optou por alternar o pouso para o Aeroporto de Jundiaí–SP. A decisão ocorreu porque a pista era mais segura e o tráfego aéreo era menor, o que facilitaria a manobra de emergência e garantiria mais tranquilidade para todos a bordo.

Segundo a Cmte Nayane Porto, o avião estava com toda a manutenção em dia, além de contar com uma tripulação devidamente habilitada para voar em condições adversas. Ela ressaltou que situações como essa podem ocorrer, mas uma equipe preparada faz toda a diferença. “Fizemos exatamente o que é previsto pelo manual do fabricante. Graças a Deus, tudo ocorreu conforme o esperado. Agradeço a todos pelo carinho”, finalizou.

Quer levar um pedacinho da história da aviação para casa? Confira o Classificados Aeronáutico AEROJOTA com souvenirs, colecionáveis e decorativos exclusivos. Acesse agora: www.aerojota.com.br e descubra raridades que fazem qualquer apaixonado por aviação decolar de emoção!