Categories: Notícias

Pilotos de Helicópteros Offshore são dispensados. Existe crise no setor? / AeroJota Classificados Aeronáutico.

Cai demanda por Helicópteros de grande porte para fazer transporte em Plataformas da Petrobras.

O mercado petrolifero Offshore atravesa uma grande e grave crise no aluguel de helicópteros de grande porte para esse tipo de operação em alto mar.

A cidade de Macaé, localizada no litoral norte do estado do Rio de Janeiro, concentrava o maior número de pousos e decolagens de aeronaves a serviços da Petrobras, sendo que em 2015 obteve o 13º lugar no país em número de movimentação de aeronaves em seu aeroporto local.

Os helicópteros a serviço da Petrobras e de empresas que também operam plataforma em alto mar, são em sua maioria de grande porte, utilizados para levar os colaboradores para seus locais de trabalho, e exigem operações complexas e tripulação altamente treinada. Cada aeronave pode transportar de 12 a 24 passageiros.

Usando a empresa estatal Petrobras como exemplo e também as demais empresas que operam Plataformas, Navios Sondas e Perfuradoras em alto mar, todas elas exigem Pilotos muito experiêntes, qualificados e com treinamento específico. A Petrobras exige pilotos com mais de 500 horas de voo em asas rotativas, muito mais horas que as exigidas normalmente para Pilotos de Helicóptero Executivo.

Todos apostaram e acreditaram que essse mercado ficaria muitos e muitos anos em ascensão e que não haveria crise ou qualquer turbulência em suas atividades. Mas não foi bem isso o que aconteceu. 

A crise na Petrobras atingiu em cheio os operadores, Pilotos, Mecânicos, pessoal de apoio em solo, ou seja todo mundo que trabalhava no segmento.

Só para a Petrobras havia entre 2015/2016 cerca de 96 aeronaves a serviço da estatal, número reduzido para não mais que 66 helicópteros. E deve cair mais.


No maior nível da operação Offshore, registrou-se cerca de 140 aeronaves, atendendo apenas a Petrobrás.

O mercado lembra dos esforços dos operadores em trazer do exterior aeronaves que a estatal petrolífera demandava e o treinamento de Pilotos e tripulantes para exercerem essa atividade, com padrões de excelencia de qualidade e de manutenção, exigidas em contrato.

O que ninguém esperava ou imaginava era que todo esse esforço resultaria em poucos anos, na devolução de aeronaves e demissão de pessoal qualificado, seja ele Piloto ou Mecânico. Acredita-se que cerca de 350 Pilotos e 150 mecânicos perderam seus empregos nesse negro período.

Para cada aeronave em operação havia cinco tripulantes, sem falar no pessoal administrativo e de solo. O mercado de helicópteros Offshore, foi durante um bom tempo um mercado em crescimento para esses profissionais, que em muitos casos consolidaram suas carreiras e obtiveram pelas exigências da profissão, também os melhores salários, que giraravam em torno de R$ 20 mil por mês, para os Pilotos.

Hoje, todos se sentem desamparados, desanimados e sem perfectivas otimistas para um futuro a curto e médio prazo, com a crise que se abateu na Petrobras e no mercado brasileiro de helicópteros Offshore. 

Os fabricantes desse modelo de helicópteros também sentiram severamente a crise, reduzindo investimentos e desenvolvimento de novos modelos de aeronaves, já que o mercado vinha em forte crescimento.

Segundo a ANAC – Agência Nacional de Aviação Cívil – a frota total de helicópteros para operação em alto mar, que detinha cerca de 174 aeronaves registradas no total, foi reduzida em 22%, caindo para 135 Helicópteros para operação em Plataformas, Navios Sondas e Navios de Perfuração, uma queda brutal para um segmento que não avistava crise desse porte em seu horizonte.

AeroJota Classificados Aeronáuticos. Condomínios Aeronáutico, Aeronaves, Peças colecionáveis ou usadas de aviões, Helicópteros, Aviões, Eventos Aéreos, Hangares. Você anuncia grátis no site.

AeroJota

Recent Posts

Dia 27 Novembro Inauguração do “Projeto Hangar 2º EIA”: Conectando Jovens ao Fascinante Mundo da Aviação em Itajubá–MG

"Projeto Hangar 2º EIA", será apresentado aos convidados nos dias 27 de novembro na cidade…

1 dia ago

Piloto do Avião Caça F-5EM FAB 4866, em Chamas, que evitou tragédia em Parnamirim–RN, recebe homenagem na CRUZEX 2024

O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…

4 dias ago

A Despedida Estilosa dos Caças F-15C Eagle em Natal, após o encerramento da CRUZEX 2024

Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…

5 dias ago

CRUZEX 2024, Força Aérea Brasileira faz vídeo de balanço e encerramento

CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…

5 dias ago

O Avião do Julgamento Final: A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch ao Brasil na Cúpula do G20

A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…

5 dias ago

Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA): Regras Especiais para a Operações Aéreas Durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro

Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…

6 dias ago