Um seleto grupo de Pilotos do Aeroclube de São Paulo se reune para comemorar um feito iniqualável.
No dia 04 de Novembro de 1973, 20 aviões novos, vindos do Revendedor Piper Aircraft, localizado na cidade de Fort Lauderdale-EUA, pousaram no Campo de Marte em São Paulo e, para comemorar esse feito todos os anos, esse grupo de seletos pilotos do aeroclube de São Paulo e do Aeroclube de Bragança Paulista, se reune para um almoço de confraternização onde comemoram um feito iniqualável que eles protagonizaram há 43 anos atrás.
22 jovens pilotos (e muitos com pouca experiência), capitaneados pelo Cmte José Augusto Morelli, aceitaram a difícil missão de fazer o traslado de 18 aeronaves para o Aeroclube de São Paulo (ACSP) + 2 aeronaves para o Aeroclube de Bragança Paulista-SP (ACBP), assim distribuídos:
12 Piper Cherokee 140
06 Piper Cherokee 200 Arrow
+ 02 Piper Cherokee 140 para o Aeroclube de Bragança Paulista.
Também nessa época foi adquirido um Piper Bimotor Aztec (PA-23), mas que fez seu traslado isolado e em outra data.
Toda a missão foi planejada e organizada pelo Cmte Morelli, que tinha como desafio, formar o grupo, preparar documentação para a FAA dos EUA, fazer os relatórios de despesas, treinamento dos seus pilotos em regras de trafego aéreo internacional, documentação de seguro, dentre diversos trabalhos administrativos, quando finalmente conseguiu embarcar para os EUA com seus 21 Aviadores preparados e treinados para a missão.
Dos 22 que embarcaram, dois seriam pilotos reservas e voltariam como co-pila.
O Traslado durou 23 dias, teve 12 etapas com paradas para reabastecimento que consumiram só de combustível para as aeronaves 28.000 litros de AvGas, sem contar o óleo para o motor.
Não é nem preciso dizer a confiança que esses jovens pilotos tinham em si, em seus companheiros de viagem e nas máquinas que voavam, por fazerem travessias oceânicas, as vezes sobre selva a bordo de aviões pequenos e monomotores.
A distância percorrida, totalizou 8.000 Kilometros com paradas programadas nas cidades/localidades de Georgetown (ilha ao Leste de Cuba), South Caicos (Ilha ao Sudeste de Cuba), República Dominicana, Saint Croix (Ilha ao Sul de Porto Rico), Ilha de Martinique, Ilha de Trinidad (Piarco) e finalmente saindo do oceano e entrando em Continente, Guiana (Georgetown), Guiana Francesa (Cayenne), chegando ao Brasil, via Belem-PA e passando por Carolina-MA, Porto Nacional-TO, Brasília-DF, Uberaba-MG e finalmente no dia 04 de Novembro de 1973 as 20 aeronaves chegaram ao seu destino final, o Aeroclube de São Paulo. De Uberaba até São Paulo, as aeronaves se reagruparam para chegarem juntas e o Líder pediu autorização para a torre para efetuar diversas passagens a baixa altitude com a Esquadrilha de Cherokee 200 Arrow, enquanto os 140 pousavam em segunça. E assim foi feito. Os “Arrow” mostraram ao público presente o que é um voo rasante, com inumeras passagens baixas.
Durante todo o deslocamento, na medida do possível as aeronaves voavam sempre próximas uma das outras para facilitar a navegação, já que naquela época 1973, não existiam as tecnologias que existem hoje, nem embarcada nas aeronaves, nem em solo, portanto era muito importante um bom planejamento de navegação.
Quando não era possível essa “revoada”, as aeronaves eram divididas em tres esquadrilhas já pré-determinadas durante o treinamento. Esquadrilha Azul. Branca e Cinza, cada uma com 6 aparelhos e os outros 2 Cherokee 140 de Bragança Paulista se incorpovaram a uma delas.
Após a chegada das aeronaves, mais precisamente 33 dias depois, tres delas foram escolhidas (não temos os prefixos para passar), para serem batizadas pelo Governador do Estado de São Paulo à época Sr Laudo Natel, pelo Comandante da Base Aérea de São Paulo, Coronel Aviador Paulo Henrique Carneiro de Amarante e pela apresentadora de televisão Hebe Camargo, recebendo as aeronaves o batismo dos seguintes nomes: Rio Tiete, Rio Negro e Rio Amazonas.
O Canal Aero News do nosso amigo Yuri Silva deve fazer em breve uma matéria com o Cmte Morelli e os pilotos remanescentes dessa missão, já que infelizmente a grande maioria deles estão com certeza, voando juntos mas em planos superiores.
Fizerem parte dessa missão os seguintes pilotos e suas aeronaves:
PT – ITA – José Augusto Morelli
PT – ISU – Ricardo Levi Jorge
PT – ISZ – Miguel A. Salermo
PT – IZV – Hércules Breseghelo
PT – IZK – Donald Stuart Muir
PT – IZQ – Werner Van Eyken
PT – IZL – Arnaldo F. Carvalho
PT – IZN – Armando Sbampado
PT – IZS – José Balsani
PT – IZN – Ricardo Koepic Moraes
PT – IZU – Roberto Wasik
PT – IZO – Alexandre B. Costa
PT – IZP – Ronaldo Viviani
PT – IZV – Floriano Gonsalves – Co-Pila
PT – IZR – Wilson Luiz Athaíde
PT – IZT – Osvaldo Berbel
PT – ISV – Frederick Levian Declerc
PT – ISX – Virgilio Pomarico
PT – ISW – Piero Manginelli
PT – IZK – Jorge Herstein – Co-Pila
PT – JFK – Alcir Andreucci
PT – JFC – Antonio F. Aguirre
Quem quiser contratar uma palestra com o Cmte Morelli sobre esse projeto, pode contata-lo atráves desse e mail: morelli@indmor.com.br
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