“Entenda um pouco mais de pneu de avião”
Pilotos habilidosos já pousaram pequenas aeronaves sem trem de pouso e até Boeings gigantescos com problemas nas rodas.
Mas para que tantas emoções, não é mesmo?
O melhor é apostar em manutenção constante, nesse item tão importante da aeronave que é a última a sair do solo e a primeira a toca-lo no pouso.
Os pneus do trem de pouso, de um Boeing 737-800, passa 6 vezes pelo processo de check-up obrigatório, depois disso o conjunto vai para uma revisão geral.
Pneus dianteiros do trem de nariz, podem ter até 11 recauchutagens antes de ser descartados, mas os pneus do trem de pouso principal, que sofrem mais impacto com o solo no pouso pelo peso do avião, apenas 5.
Após 100 voos, chega a hora de trocar o pneu um processo simples para profissionais, mas que requer muita prática e habilidade.
Fique vivo, voe padrão comandante! Voando Padrão
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
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