Pensar avião nos aproxima.
Por que a caixa-preta de avião é laranja?
Por que chama mais a atenção. Em caso de acidentes, a caixa-preta – que guarda os dados do voo – precisa ser rastreada em locais de difícil acesso, como o fundo do mar.
Por isso, além de ser laranja, ela carrega duas tiras fosforescentes, que refletem a luz.
A expressão caixa-preta vem da década de 50, quando os circuitos eletrônicos do avião eram agrupados em compartimentos, mas o termo correto é Flight Data Record (em inglês, gravador de dados do voo).
Como o funcionamento dos circuitos era obscuro, as caixas ficaram conhecidas como black boxes, já que a cor preta remete ao desconhecido.
E o apelido pegou justo na única caixa que, por convenções mundiais de aviação civil, é obrigatoriamente da cor laranja.
Em média, uma caixa-preta utilizada por aviões comerciais tem 13 cm de altura por 12 cm de comprimento, podendo pesar cerca 5 kg. Feita com uma liga de titânio e resina, a caixa suporta temperaturas de até 1.100º C.
Coluna do Aviador José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…
A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…
Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.
Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.
Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…
Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…