A energia térmica na câmara de combustão de um motor a jato depende diretamente do conteúdo efetivo (massa) do combustível misturado com o ar, e não de seu volume, que varia conforme a temperatura.
O mesmo aplica-se aos motores a pistão, mas a quantidade de combustível consumida é inferior.
Os jatos exigem uma precisão bem maior nos cálculos de abastecimento e controle de consumo horário.
Em média, um litro de querosene pesa 800 gramas. Esta conversão é feita na hora do abastecimento, pois hidrantes de caminhões-tanques só conhecem litros.
Fique vivo, voe padrão comandante!
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
2024 foi o ano que testou meus limites, mas também me mostrou o poder da…
A Música "Descer prá BC", Sucesso de Final de Ano, Caiu nas Graças do Luciano…
Veterano da AVFAB tem o Prédio do Tiro de Guerra do EB, da Cidade de…
O Que Falta Saber Sobre o Acidente com o Voo 7C2216 da JEJU Air na…
Esse causo foi muito bom. Por Ruy Flemming Cel. Aviador
Voo 2216 da JEJU Air com o Boeing 737-800 já havia acionado o Transpônder em…