Por incrível que pareça, não é nenhuma orientação oficial ou científica que determinou isso. Quem decide a cor é a própria empresa aérea.
A justificativa é que por ser mais fácil e barato, a cor branca quase sempre é a escolhida.
Para comparar: uma pintura branca em um Boeing 767 custa entre US$ 100 mil e US$ 120 mil, outras costumam custar mais, mas não há nada estimado.
A não ser o da Azul, por exemplo, com aquelas bandeirinhas cheias de cores, que custam uma fortuna.
A American Airlines, por exemplo, prefere apenas o polimento, que deixa o avião com o aspecto prateado. Além de razões estéticas, econômicas e sustentáveis, isso evita que o avião fique mais pesado.
Novamente, para pintar um boeing 767 usa-se cerca de 400 kg de tinta.
O avião pesa 105 toneladas, mas se somar a tinta, são cinco passageiros de 75 kg a menos.
Coluna de JPassarelli
Cmdte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
Avião Piper Cheyenne 400, um Bi Motor, cai 3km após a decolagem, na cidade de…
Feliz Natal Com a Canção Composta Especialmente Para Essa Noite. Por Ruy Flemming
O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…
A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…
Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.
Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.