Por incrível que pareça, não é nenhuma orientação oficial ou científica que determinou isso. Quem decide a cor é a própria empresa aérea.
A justificativa é que por ser mais fácil e barato, a cor branca quase sempre é a escolhida.
Para comparar: uma pintura branca em um Boeing 767 custa entre US$ 100 mil e US$ 120 mil, outras costumam custar mais, mas não há nada estimado.
A não ser o da Azul, por exemplo, com aquelas bandeirinhas cheias de cores, que custam uma fortuna.
A American Airlines, por exemplo, prefere apenas o polimento, que deixa o avião com o aspecto prateado. Além de razões estéticas, econômicas e sustentáveis, isso evita que o avião fique mais pesado.
Novamente, para pintar um boeing 767 usa-se cerca de 400 kg de tinta.
O avião pesa 105 toneladas, mas se somar a tinta, são cinco passageiros de 75 kg a menos.
Coluna de JPassarelli
Cmdte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
O Capitão Lucca Minhaqui Azevedo é reconhecido por desviar avião caça F-5EM em chamas para…
Os aviões Norte Americanos F-15C Eagle quando de partida da Base Aérea de Natal, presentearam…
CRUZEX 2024: Maior Exercício Aéreo Multinacional da América Latina Termina com Sucesso na Base Aérea…
A Chegada do Boeing 747-200 E-4B Nightwatch do Governo Norte Americano em Brasília, onde ficará…
Força Aérea Brasileira (FAB), define áreas de restrição aérea para garantir a segurança em evento…
Com a chegada das delegações para a Cúpula do G-20, o fechamento temporário do Aeroporto…