Por incrível que pareça, não é nenhuma orientação oficial ou científica que determinou isso. Quem decide a cor é a própria empresa aérea.
A justificativa é que por ser mais fácil e barato, a cor branca quase sempre é a escolhida.
Para comparar: uma pintura branca em um Boeing 767 custa entre US$ 100 mil e US$ 120 mil, outras costumam custar mais, mas não há nada estimado.
A não ser o da Azul, por exemplo, com aquelas bandeirinhas cheias de cores, que custam uma fortuna.
A American Airlines, por exemplo, prefere apenas o polimento, que deixa o avião com o aspecto prateado. Além de razões estéticas, econômicas e sustentáveis, isso evita que o avião fique mais pesado.
Novamente, para pintar um boeing 767 usa-se cerca de 400 kg de tinta.
O avião pesa 105 toneladas, mas se somar a tinta, são cinco passageiros de 75 kg a menos.
Coluna de JPassarelli
Cmdte. José Passarelli
Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
Por que o TCAS não foi suficiente para prevenir uma tragédia no espaço aéreo de…
Muitas Perguntas, Poucas Respostas. O que já se sabe sobre a colisão em voo das…
Passagem de Comando: Uma cerimônia que simboliza o passado glorioso e o futuro promissor. Por…
Neymar chega ao Brasil com estilo: saiba tudo sobre o Gulfstream G700 e o helicóptero…
Acidente aéreo nos EUA, infelizmente, não deixou sobreviventes
Como o Controle de Helicópteros Evitou o Caos em Congonhas