Categories: Notícias

Por que quilos em vez de litros de combustível? (Cmte.José Passarelli)

Conversão do abastecimento de combustíveis das aeronaves de Litros para Kilos.

A energia térmica na câmara de combustão de um motor a jato depende diretamente do conteúdo efetivo (massa) do combustível misturado com o ar, e não de seu volume, que varia conforme a temperatura. O mesmo aplica-se aos motores a pistão, mas a quantidade de combustível consumida é inferior. Os jatos exigem uma precisão bem maior nos cálculos de abastecimento e controle de consumo horário. Em média, um litro de querosene pesa 800 gramas. Esta conversão é feita na hora do abastecimento, pois hidrantes de caminhões-tanques só conhecem litros.  

Coluna de JPassarelli   

Cmdte. José Passarelli 

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas  de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota  

AeroJota

Recent Posts

ANAC suspende voos dos Correios

Medida afeta a Rede Postal Noturna e compromete entregas expressas em todo o Brasil

2 horas ago

Azul foca em reestruturação e deixa fusão com Gol em segundo plano

Reestruturação financeira da Azul ganha prioridade em meio ao acordo com a Gol

4 horas ago

Pilota relata falha no trem de pouso durante voo com Lívia Andrade

Incidente ocorreu ao chegar em São Paulo; manobra de emergência garantiu pouso seguro

5 horas ago

Visita ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça: Bastidores e curiosidades

Primeiro Grupo de Aviação de Caça: Bastidores e curiosidades dessa unidade histórica

5 horas ago

Avião que transportava Rionegro & Solimões faz pouso forçado em Franca

Incidente ocorreu após estouro de pneu durante a decolagem

17 horas ago