Categories: Notícias

Por que quilos em vez de litros de combustível? (Cmte.José Passarelli)

Conversão do abastecimento de combustíveis das aeronaves de Litros para Kilos.

A energia térmica na câmara de combustão de um motor a jato depende diretamente do conteúdo efetivo (massa) do combustível misturado com o ar, e não de seu volume, que varia conforme a temperatura. O mesmo aplica-se aos motores a pistão, mas a quantidade de combustível consumida é inferior. Os jatos exigem uma precisão bem maior nos cálculos de abastecimento e controle de consumo horário. Em média, um litro de querosene pesa 800 gramas. Esta conversão é feita na hora do abastecimento, pois hidrantes de caminhões-tanques só conhecem litros.  

Coluna de JPassarelli   

Cmdte. José Passarelli 

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de Voo
Aerodinâmica em Voo em Escolas  de Aviação Civil
Escreve voluntariamente para o site AeroJota  

AeroJota

Recent Posts

Cel. Av. Ruy Flemming. Souzão: Uma Lenda da Aviação que Continua a Inspirar

Homenagem ao Souzão: A Cultura Aeronáutica que Nunca Será Esquecida

1 dia ago

FAB Receberá Apenas Dois Novos Caças F-39E Gripen em 2025. O FAB 4109 e o FAB 4110

O ritmo de entrega das aeronaves mais modernas da América Latina permanece lento devido a…

1 dia ago

O Resgate do Piloto e da Jovem Sobrevivente: A Queda do Helicóptero em Caieiras–SP

Comandante sobrevive a queda de aeronave e passa noite junto aos destroços e ao lado…

4 dias ago

Novas Imagens Mostram que Jato Cessna que se Acidentou em Ubatuba, Pousou no Início da Pista

Imagens mostram que o Cessna Citation 525 CJ1 que pousou em Ubatuba, usou toda a…

1 semana ago