Categories: Notícias

Por que um avião tão pequeno tem quatro motores. / Piloto de Avião José Passarelli

Avião BAe 146. O pequeno quadrirreator.

Por que um avião tão pequeno tem quatro motores ?

O motivo de um avião tão pequeno quanto o BAe 146 ter quatro motores deve-se especialmente a falta de tecnologia disponível na época do projeto original.

Quando foi projetado pela de Havilland Aircraft Company como D.H.123, o BAe 146 foi proposto como um turbohélice bimotor.

As características de projeto determinavam bom desempenho em pistas curtas, baixos níveis de ruído e grande economia de combustível.

A Hawker Siddeley comprou a de Havilland e- ainda na prancheta de desenho- o projeto da aeronave tornou-se um substituo para o biturbina HS 748, e foi chamado de HS 144. Na época, os motores disponíveis para o HS 144 eram os Pratt & Whittney JT8D (utilizado nos Boeings 727 e 737) e os Rolls-Royce Spey (usados nos BAC 1-11).

Como as asas do novo avião não poderiam suportar o peso desses motores, foi decidido mudar o projeto, e utilizar quatro motores menores, dois em cada asa.

Um dos argumentos de venda da nova aeronave era o baixo ruído das quatro turbinas menores, tornando-o ideal para aeroportos centrais. A Hawker contratou a Avco Lycoming para os motores ALF502, e o projeto quadrimotor foi lançado em 1973.

Recentemente tive a oportunidade de voar três vezes no BAe 146!

Leia o avião, pilote o Manual!

Avião não admite erro.

Nunca deixe que um avião leve você para um local onde sua mente não tenha chegado sete minutos antes.

Aviador José Passarelli

Engenheiro Cívil
Professor Universitário
Instrutor de Navegação Aérea
Teoria de VooAerodinâmica em Voo em Escolas de Aviação Civil

Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

Recent Posts

Musal Suspende Visitação Após Danos Sofrido em Virtude das Fortes Chuvas

O Museu Aeroespacial MUSAL, Emitiu Nota Informando do Seu Fechamento Provisório em Virtude de Danos…

12 horas ago

A Necessidade Urgente de Uma Nova Aeronave de Combate na Força Aérea Brasileira

A Desativação do AMX, Limitações do F-5EM e Desafios Nas Entregas do F-39E Gripen, Geram…

22 horas ago

Aviões Caça-Bombardeio AMX A-1M, do Esquadrão Centauro (3⁠º/10⁠º GAv) encerra operações após 27 anos de serviço.

Despedida dos Caça-Bombardeiros AMX A-1M: O Fim de Uma Era no Esquadrão Centauro 3o/10o GAv.

2 dias ago

Ações Sociais da AVFAB em 2024: Um Ano de Contribuições e Vitórias

Ações Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira nesse ano de 2024.

3 dias ago

Caça F-5FM Biplace FAB 4808 Faz Sobrevoo Sobre Parte da Cidade de São Paulo

Avião de Caça da FAB, um F-5FM Bilplace FAB 4808, realiza manobras Sobre o Campo…

4 dias ago

Memorial do Cel. Av. Camazano, Além de Piloto, um Grande Historiador da Força Aérea Brasileira

Coronel Aviador Camazano e o seu Acervo Pessoal de Fazer Inveja a Muitos Museus. Um…

5 dias ago