Por que utiliza-se nitrogênio para encher os pneus dos aviões?.
Devido a condição do nitrogênio ser uma gás inerte(1), não inflamável, por isso uma garantia a mais nas raras ocasiões em que o superaquecimento dos freios pode causar um princípio de fogo nos pneus.
Eles poderiam entrar em colapso e estourar, caso estivessem cheios de ar comum, como os pneus de nossos automóveis, isso alimentaria as chamas.
(1) Inerte: sem atividade ou movimento próprios, desprovido de movimento, que não dá sinal de vida; imóvel, inanimado.
Leia o Avião.
Pilote o Manual.
Fique Vivo Comandante! Voe Padrão
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
Bateria de Lítio Sob Suspeita em Incêndio que Destruiu Avião na Coreia do Sul
Alerta na Aviação: 22 Acidentes Aéreos no Brasil só em Janeiro de 2025.
Por que o TCAS não foi suficiente para prevenir uma tragédia no espaço aéreo de…
Muitas Perguntas, Poucas Respostas. O que já se sabe sobre a colisão em voo das…
Passagem de Comando: Uma cerimônia que simboliza o passado glorioso e o futuro promissor. Por…
Neymar chega ao Brasil com estilo: saiba tudo sobre o Gulfstream G700 e o helicóptero…