Por que utiliza-se nitrogênio para encher os pneus dos aviões?.
Devido a condição do nitrogênio ser uma gás inerte(1), não inflamável, por isso uma garantia a mais nas raras ocasiões em que o superaquecimento dos freios pode causar um princípio de fogo nos pneus.
Eles poderiam entrar em colapso e estourar, caso estivessem cheios de ar comum, como os pneus de nossos automóveis, isso alimentaria as chamas.
(1) Inerte: sem atividade ou movimento próprios, desprovido de movimento, que não dá sinal de vida; imóvel, inanimado.
Leia o Avião.
Pilote o Manual.
Fique Vivo Comandante! Voe Padrão
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota
Medida afeta a Rede Postal Noturna e compromete entregas expressas em todo o Brasil
Reestruturação financeira da Azul ganha prioridade em meio ao acordo com a Gol
Incidente ocorreu ao chegar em São Paulo; manobra de emergência garantiu pouso seguro
Primeiro Grupo de Aviação de Caça: Bastidores e curiosidades dessa unidade histórica
Incidente ocorreu após estouro de pneu durante a decolagem
Azul reorganiza frota para cortar custos e reduzir emissões