Recentemente tive a oportunidade de voar três vezes no BAe 146!
Por que um avião tão pequeno tem quatro motores professor?
O motivo de um avião tão pequeno quanto o BAe 146 ter quatro motores deve-se especialmente a falta de tecnologia disponível na época do projeto original.
Quando foi projetado pela de Havilland Aircraft Company como D.H.123, o BAe 146 foi proposto como um turbohélice bimotor.
As características de projeto determinavam bom desempenho em pistas curtas, baixos níveis de ruído e grande economia de combustível.
A Hawker Siddeley comprou a de Havilland e (ainda na prancheta de desenho), o projeto da aeronave tornou-se um substituo para o biturbina HS 748, e foi chamado de HS 144.
Na época, os motores disponíveis para o HS 144 eram os Pratt & Whittney JT8D (utilizado nos Boeings 727 e 737) e os Rolls-Royce Spey (usados nos BAC 1-11).
Como as asas do novo avião não poderiam suportar o peso desses motores, foi decidido mudar o projeto, e utilizar quatro motores menores, dois em cada asa.
Um dos argumentos de venda da nova aeronave era o baixo ruído das quatro turbinas menores, tornando-o ideal para aeroportos centrais.
A Hawker contratou a Avco Lycoming para os motores ALF502, e o projeto quadrimotor foi lançado em 1973.
Coluna de JPassarelli.
Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.
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