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Porque os aviões de passageiros não levam para-quedas?

Tem como os passageiros de um avião comercial usarem paraquedas em caso de emergência?.

Por que os aviões de passageiros não levam pára-quedas?

Num moderno avião como o Airbus A380 não há espaço para que todos os passageiros possam colocar os pára-quedas em caso de emergência.

São vários os motivos: tanto os pilotos militares de caças quanto os desportistas que praticam o pára-quedismo, já sobem no avião vestindo os devidos pára-quedas.

Colocar pára-quedas não é tarefa rápida nem simples.

Uma pessoa inexperiente nunca conseguiria ‘vesti-lo’ segura e corretamente e, evidentemente, sentada ou em pé, no estreito espaço entre os assentos é impossível.

Além do mais, vamos supor que todos os passageiros conseguissem colocar corretamente o pára-quedas. Ainda permanece o fator tempo: na maioria dos acidentes, nada pressagiava o fim até um ou dois minutos antes, no máximo.

Em acidentes onde poderia se argumentar que um pára-quedas poderia ter salvo alguma vida, como o Boeing 747 da TWA, o primeiro sinal de problemas foi o início da explosão que o destruiu.

As exceções são mínimas.

Mas vamos supor que estamos numa dessas exceções.

Quando o avião está pressurizado, para poder abrir as portas, antes deve ser feita a despressurização.

Na altitude em que voa um avião comercial, 40.000 pés de altitude (12 km), sem pressurização, uma pessoa desmaiaria em menos de 30 segundos por ausência de oxigênio, além do fato da temperatura estar provavelmente a -60°C, ou menos.

Esse frio faria também com que a umidade que possa ainda haver na cabine condensasse de forma instantânea, formando uma névoa branca.

Quantas pessoas seriam capazes de se manterem suficientemente calmas nessas condições extremas, para andar pelo corredor, ou corredores do avião trocando a máscara de oxigênio enquanto avançam ordenadamente até a porta?

Leia o Avião. Voe o Manual. Fique Vivo! Voe Padrão Comandante.

Coluna de JPassarelli.

Cmte José Passarelli:
Engenheiro Cívil;
Professor Universitário;
Instrutor de Navegação Aérea;
Teoria de Vôo e;
Aerodinâmica em Vôo em Escolas de Aviação Civil.
Escreve voluntariamente para o site AeroJota.

AeroJota

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