O prazo inicial para a entrega de todas as aeronaves caças F-39 Gripen à Força Aérea Brasileira (FAB) estava previsto para ocorrer durante o ano de 2024, com as entregas podendo se estender até o ano de 2026. Mas foi necessário esticar um pouco mais o cronograma de entregas para o ano de 2027, com os dois anos finais respondendo por mais da metade, de entrega das aeronaves.
A entrega dos novos aviões caças F-39 Gripen para a FAB está sendo feita em fases, com base no contrato assinado no ano de 2014, entre o Brasil e a Saab, fabricante do caça Gripen.
O primeiro caça Gripen, matrícula FAB 4100, chegou embargado via navio, no porto de Navegantes–SC, da Suécia em setembro de 2020.
Os dois primeiros Gripen F-39E – matricula FAB 4101 e FAB 4102, operacionais chegaram em 1º de abril de 2022, também embargados em navio, pelo porto de Navegantes, no estado de Santa Catarina,
Em setembro de 2024, desembarcou mais caça F-39E Gripen, matrícula FAB 4108.
É nítido que nesse ritmo de entrega dos caças Gripen, para a Força Aérea Brasileira (FAB), demonstram um significativo atraso no ritmo das entregas.
O atraso nas entregas dos aviões F-39 Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB) tem várias causas, que envolve tantas questões técnicas, financeiras e de logísticas. O Gripen é uma aeronave de última geração desenvolvida pela Saab, e sua produção envolve um processo complexo, com vários componentes de ponta.
Aqui estão alguns dos principais fatores que explicam os atrasos, não por ordem de relevância:
1. Pandemia de COVID-19
A pandemia afetou a produção de muitas indústrias ao redor do mundo, incluindo a indústria aeronáutica. Isso levou a atrasos no fornecimento de componentes e peças para o Gripen, assim como no trabalho das equipes envolvidas no desenvolvimento e produção. A Saab e seus parceiros tiveram dificuldades com interferência nas fábricas, fechamento de fronteiras e escassez de material
2. Desafios Técnicos e Testes
O F-39 Gripen é uma aeronave de alta tecnologia, e a realização de testes de voo, certificações e ajustes finos no projeto pode ser um processo demorado. Alguns dos testes necessários para a certificação no Brasil e para a entrega à FAB enfrentaram desafios.
3. Integração de Tecnologias Locais
Um dos aspectos mais importantes do programa Gripen é a transferência de tecnologia para o Brasil, que implica em um grande esforço para integrar tecnologias e componentes locais na produção e operação da aeronave. A instalação de sistemas específicos, como os radares e armamentos brasileiros, também pode ter gerado alguns atrasos, pois a adaptação precisa ser feita de forma cuidadosa
4. Mudanças no Cronograma de Produção
A produção do Gripen para a FAB é realizada de forma gradual e programada, com entregas previstas ao longo de vários anos. Alterações no cronograma de produção, tanto por parte da Saab quanto por questões logísticas internas, também impactaram o ritmo das entregas. Como as aeronaves são produzidas de acordo com contratos que atendem a diversos países, a demanda global pode depender de ajustes nesses contratos
5. Problemas Logísticos e de Transporte
Embora os aviões sejam fabricados na Suécia, eles precisam ser transportados para o Brasil, o que envolve uma complexa logística. O transporte de aeronaves de combate de longo alcance é um desafio, e questões como condições climáticas, dificuldades no transporte de componentes específicos ou até mesmo questões políticas podem gerar atrasos
6. Prioridades de Produção para Outros Clientes
Além do Brasil, outros países também adquiriram o Gripen, o que pode ter causado uma priorização de entregas para outros clientes com prazos mais apertados. A Saab teve que equilibrar as necessidades de diferentes forças aéreas, o que também pode ter impacto no cronograma de entrega
7. Questões financeiras que envolvem cláusulas contratuais.
Financiar uma aeronave militar, não é como financiar um carro ou uma casa. Os contratos internacionais, preveem uma sério de cláusulas e mecanismos para liberarem os pagamentos conforme a produção segue. Essas cláusulas, podem envolver as condições financeiras do Brasil, expectativa de inflação, endividamento e condições de pagamento futuro. Muita coisa interfere para a liberação de pagamento para a produção.
Esses fatores combinados para os atrasos na entrega do F-39 Gripen à Força Aérea Brasileira. No entanto, a expectativa é que as entregas se normalizem à medida que as dificuldades sejam superadas e as aeronaves continuem a ser entregues conforme o contrato assinado.
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